PREPARE O CASACO

FIG: prefeito de Garanhuns fala sobre baixas temperaturas na cidade

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) será realizado entre os dias 18 e 27 de julho

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 16/07/2019 às 10:42
Divulgação/Prefeitura de Garanhuns
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

O prefeito Isaías Régis falou sobre a expectativa para o início do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), evento que acontece entre os dias 18 e 27 de julho, e antecipou que a temperatura na cidade já está baixa.

Segundo ele, nesta segunda-feira (15), os termômetros marcaram 14 graus e em alguns pontos mais altos, a temperatura caiu para 13 graus. “Nós temos o prazer de dizer que Garanhuns está voltando aos velhos tempos. Esse frio não foi como o do ano passado. É um frio de 10, 15 anos atrás, quando a gente iniciou o festival. Isso é muito porque o turista vai curtir o frio, tomar vinho ”, contou.

Isaías Régis espera um FIG maior do que o do ano passado. “O Festival de Inverno de Garanhuns teve uma queda ano passado, mas esse ano nós tivemos parcerias e estamos fazendo o festival voltar ao tempo da cultural real, a cultura com que ele foi projetado no governo de Joaquim Francisco”, disse. “á tem muito turista chegando a Garanhuns”, completou.

Apesar da maior parte do FIG ser responsabilidade do Governo do Estado, o prefeito diz que a parcela da Prefeitura de Garanhuns também é grande. "Nós temos uma responsabilidade muito grande porque nós estamos recebendo o evento, que é 80% feito pelo Governo do Estado, com a estrutura da cidade toda limpa, organizada, iluminada. Nós temos um custo alto com a organização da cidade", explicou.

Ouça a entrevista:

Polêmica no FIG 2018

No ano passado, uma peça encenada pela atriz trans Renata de Carvalho, que foi selecionada pela comissão curatorial do FIG, foi retirada da programação pelo Governo de Pernambuco após manifestações do prefeito da cidade, da Câmara Municipal e da Diocese de Garanhuns.

A peça, "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" propõe aos espectadores refletirem sobre a seguinte indagação: e se Jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti?

A questão, na verdade, resgata os ideais cristãos, aqueles mesmos ensinados por Jesus Cristo, quando, segundo a Bíblia, acolheu pecadores, humilhados e marginalizados da sociedade de então – sendo ele mesmo um dos excluídos da época.

Artistas se articularam para garantir a apresentação de O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu durante o Festival de Inverno de Garanhuns, em espaço alternativo. Diversos artistas se pronunciaram sobre o ocorrido, como a cantora Daniela Mercury, que criticou durante seu show na cidade a retirada do espetáculo da programação.