VERBA PARA COMBUSTÍVEL

Coronel e Capitão da PM perdem patentes após desviar quase R$ 500 mil

A Secretaria de Defesa Social afirma que os oficiais da PM estão envolvidos em esquema para desvio da verba que seria utilizada para abastecer viaturas

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 19/09/2018 às 10:40
Foto: JC Imagem/Arquivo
FOTO: Foto: JC Imagem/Arquivo

Dois oficiais da Polícia Militar, acusados de participação num grande esquema de desvio de combustíveis em Pernambuco, foram punidos pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Segundo as investigações, quase R$ 500 mil teriam sido desviados entre os anos de 2004 e 2007.

O coronel Dilson Silva e Meira e o capitão Marcos Aurélio da Silva Fausto, que eram lotados no 8º Batalhão da Polícia Militar (município de Salgueiro, no Sertão), estariam entre os líderes do esquema, que utilizava créditos do cartão Ticket Card para desviar o dinheiro que deveria ser destinado para o abastecimento de combustíveis nas viaturas.

Após investigação, a Corregedoria Geral da SDS decidiu que os policiais deveriam ser punidos com a perda das patentes. A decisão, assinada pelo secretário Antônio de Pádua, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19).

Crime de peculato

Além de processo administrativo, os policiais respondem criminalmente. O coronel, o capitão e outros quatro PMs são réus pelo crime de peculato (desvio de dinheiro público) há dez anos. O processo segue em tramitação na Vara de Justiça Militar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).