ALERTA

SES registra aumento de 24% nos casos de sífilis em Pernambuco

Às vésperas do carnaval, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) alerta a população sobre sexo seguro e o risco das ISTs

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/01/2019 às 16:46
Reprodução / Internet
FOTO: Reprodução / Internet

Carnaval chegando, época que a alegria toma conta dos foliões. E se divertir é bom, mas é preciso limites e cuidados. Uma grande preocupação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) durante a folia são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, em 2017 houve um aumento de 24% nos casos de sífilis adquirida em Pernambuco: 1.805 homens e 1.470 mulheres foram infectados. Os números são comparados ao ano de 2016, quando 1.386 homens e 1.246 mulheres contraíram sífilis. Um aumento total de 643 casos. Os dados de 2018 ainda não foram revelados pela SES.

Até outubro de 2018, o número de casos de HIV e Aids caiu ante 2017. 1.692 pessoas contraíram o vírus HIV e 445 desenvolveram a Aids. Em 2017, foram 2.697 casos de HIV e 1.001 pessoas que desenvolveram a Aids. Os dados ainda são preliminares e podem ser revisados, portanto, estão sujeitos à alteração.

Segundo a gerente do programa estadual de IST/Aids/HIV, Camila Dantas, durante o ano, a SES promove ações de prevenção, controle e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis.

Em época de folia, Camila Dantas alerta sobre uso da camisinha para evitar as IST's.

Confira os detalhes na reportagem de Gabriela Bento:

ISTs

As infecções sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.