NOVA DATA

Integração temporal no TI Recife é adiada para o final de abril

Um problema no sistema operacional causou o adiamento

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 22/04/2019 às 19:06
Felipe Ribeiro / JC imagem
FOTO: Felipe Ribeiro / JC imagem

Devido a um problema no sistema operacional, o início da integração temporal no Terminal Integrado Recife (TI Recife), no bairro de São José, na área central da cidade, precisou ser adiado. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Consórcio Grande Recife informaram nesta segunda-feira (22) que foi constatado que os códigos gerados pelos dois bancos de dados não se comunicavam. O início do serviço está previsto para o dia 30 de abril.

Mudança

O passageiro que desejar fazer a integração poderá utilizar qualquer tipo de Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), seja ele trabalhador, estudante, comum, livre acesso ou passe livre. Com a mudança, o usuário que desembarcar do metrô deverá passar o VEM em um dos validadores instalados na estação para ter acesso ao terminal, sem pagar nova tarifa. A mudança afeta cerca de 45 mil usuários.

[PUBLICIDADE]

No sentido contrário, os passageiros das linhas 101 – Circular (Conde da Boa Vista), 104 – Circular (IMIP), 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá), que compõem o TI Recife, terão que sair por uma nova portaria instalada no terminal e entrar na estação do metrô. Para isto, basta que o usuário encoste o VEM na catraca do metrô que a integração temporal será realizada. As cinco linhas também farão integração temporal com linhas, terminais, estações do metrô e de BRT que fazem parte do SEI.

Integração temporal

Na integração temporal, por duas horas, o usuário pode utilizar o metrô e o ônibus pagando apenas uma passagem. Para isto, o passageiro tem que fazer uso do VEM. Para os que ainda não possuem o cartão, é possível adquirir o VEM Comum no TI Recife ou dentro dos ônibus, com os cobradores. O cartão custa R$ 10.

Nota da CBTU

A CBTU Recife e o Consórcio Grande Recife informam que ao iniciar a conversão entre os sistemas gerados pela Urbana e pela CBTU para implantação da integração temporal no Terminal Integrado de Recife foi constatado que os códigos gerados pelos dois bancos de dados não se comunicavam. Um esforço conjunto está sendo feito para que a integração tenha início no dia 30 de abril. Até lá terão continuidade as ações educativas de orientação aos usuários.

Confira os detalhes na matéria de Juliana Oliveira: