Pernambuco

Maioria dos casos de violência contra idosos acontece no meio familiar

Dados sobre violência contra idosos foram repassados pelo Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/10/2019 às 18:10
Sem Crédito
FOTO: Sem Crédito

Em 2019, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa recebeu 391 denúncias de casos de violência em Pernambuco. No mesmo período de 2018, foram registradas 163 queixas, o que representa um aumento de quase 140%. Além disso, um levantamento do mesmo órgão aponta que, em 2019, o número de violações contra idosos já superou todos os registrados em 2018. Para debater sobre o tema, a Rádio Jornal entrevistou o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico. Segundo ele, mais de 80% dos casos de violência contra idosos são registrados dentro do ambiente familiar.

"Mais de 80% da violência praticada contra idoso é praticada, infelizmente, no seio das próprias famílias", disse o secretário, que detalhou: "Primeiro o descuido, a falta de atenção, a falta de zelo. Segundo, a violência financeira, que é a maior delas; as famílias, muitas vezes em dificuldades, se valem da pensão ou da aposentadoria do idoso para tentar buscar financiamentos e, consequentemente, comprometem posteriormente a qualidade de vida desses idosos que de repente se vêem envolvidos em casos de endividamento excessivo".

Confira a entrevista na íntegra.

Ouça: