COPA DA RÚSSIA

Com gols de Philippe Coutinho e Neymar nos acréscimos, Brasil vence Costa Rica

Philippe Coutinho é o autor dos dois dos três gols do Brasil na Copa. Neymar marcou aos 51 do segundo tempo

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 22/06/2018 às 10:50
Foto: Divulgação/Fifa
FOTO: Foto: Divulgação/Fifa

Não adiantou a defesa certeira de Navas. Não adiantaram os erros absurdos da arbitragem, que deixou de aplicar faltas e pênaltis contra o Brasil e cancelou um pênalti já aplicado. O Brasil venceu a Costa Rica com gols de Philippe Coutinho, aos 45 minutos do segundo tempo, e de Neymar, aos 52, nos acréscimos do segundo tempo.

Ouça os gols na narração de Aroldo Costa:

Primeiro tempo

O primeiros tempo do jogo foi mais equilibrado. Apesar do Brasil ter maior posse de bola, a Costa Rica chegou à área do Brasil e chutou contra o gol de Alisson. A Seleção Brasileira também errou muito na troca de passes e nas finalizações. Nesta primeira etapa, Philippe Coutinho foi o destaque do Brasil.

Segundo tempo

Na segunda etapa do jogo, o nome que mais se ouvia na voz de Aroldo Costa durante o transmissão do jogo era o do goleiro da Costa Rica, o famigerado Navas. Neymar, Philippe Coutinho, Firmino, Gabriel Jesus. Todos eles tentaram chegar ao gol, mas esbarraram no adversário.

Pênalti desmarcado e VAR

Aos 32 minutos do segundo tempo, o árbitro holandês Bjorn Kuipers marcou pênalti de González em cima de Neymar. A torcida comemorou o possível fim da agonia da torcida. Ledo engano. Mas, após consultar o VAR, o árbitro voltou atrás causando nova polêmica entre o árbitro de vídeo e Seleção Brasileira. Na estreia do Brasil contra a Suíça, o VAR não foi utilizado e causou uma carta de reclamação da CBF para a Fifa.

Philippe Coutinho

O meia Phlippe Coutinho abriu o placar aos 45 minutos do segundo tempo. Ele foi o autor do gol do empate contra a Suíça, na estreia do Brasil na Copa, e conseguiu chegar ao gol de Navas na prorrogação. Depois de um cruzamento de Marcelo e Firmino, Gabriel Jesus dominou mal. Coutinho chegou, dominou a bola e mandou por baixo das pernas do goleiro.

Gol de Neymar

Gol de Neymar chegou aos 52 minutos do segundo tempo
Gol de Neymar chegou aos 52 minutos do segundo tempo
Foto: Divulgação/Fifa

O gol mais esperado da copa chegou depois do fim do tempo estimado pelo juiz para o fim do jogo. O atacante recebeu de Douglas Costa, que tinha recebido do contra-ataque de Casemiro.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2 x 0 COSTA RICA

BRASIL – Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Roberto Firmino) e Philippe Coutinho; Willian (Douglas Costa), Gabriel Jesus (Fernandinho) e Neymar. Técnico: Tite.

COSTA RICA – Keylor Navas; Gamboa (Calvo), Giancarlo González, Óscar Duarte, Acosta e Oviedo; Guzman (Tejeda), Celso Borges, Venegas e Brian Ruiz; Ureña (Bolaños). Técnico: Óscar Ramírez.

GOLS – Philippe Coutinho, aos 46, e Neymar, aos 51 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Bjorn Kuipers (Holanda).

CARTÕES AMARELOS – Neymar e Philippe Coutinho (Brasil); Acosta (Costa Rica). PÚBLICO – 64.468 espectadores. LOCAL – Arena Zenit, em São Petersburgo (Rússia).

VEJA MAIS CONTEÚDO