COPA DO MUNDO

De forma dramática, Alemanha vira pra cima da Suécia e segue viva na Copa

Com um a menos e gol no último minuto, Alemanha vence a Suécia por 2 x 1 e deixa o grupo F embolado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 23/06/2018 às 16:49
Getty Images / Fifa
FOTO: Getty Images / Fifa

A Copa do Mundo na Rússia, tem surpreendido e várias equipes que eram apontadas como favoritas a se classificarem nos grupos em primeiro lugar, estão tendo muita dificuldade. A Alemanha, atual campeã mundial e tida como uma das principais candidatas ao título, tem sofrido isso na pele. Após perder o jogo contra o México na abertura, a seleção foi para o tudo ou nada neste sábado (23), contra a Suécia. Em um esquema altamente ofensivo e esmagador, a equipe corria o risco de ser eliminada ainda na primeira fase em caso de derrota. Mas a torcida respirou aliviado ao fim da partida. Em tons dramáticos e de maneira heroica jogando com um a menos, a tetracampeã saiu atrás do placar, mas no segundo tempo sufocou o adversário e virou o jogo aos 49 minutos do segundo tempo em cobrança de falta. Fim de jogo Alemanha 2 x 1 Suécia.

Com o resultado, a Alemanha chega aos três pontos e empata com a Suécia. O México lidera com seis e a Coréia não pontuou, mas ainda tem chances remotas de classificação mesmo tendo perdido os dois jogos. Na última rodada, os Alemães enfrentam os Coreanos e os Mexicanos encaram os Suecos.

Ouça os gols na voz de Roberto Queiroz

Jogo ofensivo

Para manter as chances de classificação, a Alemanha precisava ir com tudo para a partida. A seleção entrou com a “faca nos dentes”, e o treinador Joachim Low montou um esquema muito ofensivo para buscar a vitória, devido a derrota sofrida para o México na primeira rodada. Para isso, a equipe explorou as laterais para quebrar a última linha defensiva da Suécia que na proposta de jogo adotada, se defendia para sair nos contra-ataques.

No sistema tático da Alemanha, o treinador optou por trocar dois jogadores da linha defensiva, achando que era o suficiente. Enquanto o time atacava, os dois laterais subiam e os zagueiros ficavam quase na divisória do gramado, e quando tinha um contra-ataque sueco, os defensores alemães dependiam de quem tinha mais velocidade, para impedir os avanços dos atacantes, da Suécia, Berg e Toivonen.

Por ser tão ofensiva, a Alemanha acabou se descuidando da parte defensiva. A Suécia armada para sair no contra-ataque, teve duas chances. Em uma dela, Berg ficou frente a frente com Neuer, mas o goleiro cresceu diante do atacante e fez uma grande defesa. O lance foi questionado por Boateng ter derrubado o atacante na pequena área, mas o juiz não marcou a penalidade. Na outra a Suécia não desperdiçou e estufou as redes. Kroos errou o passe no meio, o atacante Toivonen recebeu e tocou com categoria por cima do arqueiro alemão.

No fim do primeiro tempo a Suécia ainda teve a chance de ampliar com Berg, mas o goleiro do Bayern de Munique se esticou para evitar outro gol.

Empate e pressão da Alemanha

No tudo ou nada, Joachim Low tirou Draxler e colocou Mário Gomez. A Alemanha com uma postura muito ofensiva, encurralou a Suécia, e logo aos dois minutos, conseguiram empatar. O atacante que tinha acabado de entrar, construiu a jogada pelo lado esquerdo do campo e cruzou para Reus que mandou para o gol.

Daí em diante foi só pressão. A Suécia, muito tímida, parecia exausta e se segurou como pode, principalmente rifando a bola. Os atuais campeões mundiais foram criando chances atrás de chances. Em uma oportunidade, Mário Gómez recebeu de Rudiger e sem marcação, mandou por cima do gol. Aos 35, Werner recebeu na área e bateu de primeira. A bola passou rente ao travessão.

Após isso, os alemães tiveram uma baixa. Depois de levar o segundo amarelo, Boateng deixou os gramados mais cedo, por ter feito uma falta dura em Berg.

Na base da pressão, a Alemanha carimbou a trave com Brandt. O jogador chutou da entrada da área, e a bola explodiu no poste direito de Olsen. No reboate, bandeira marcou impedimento de Werner.

Virada no último minuto

A vitória alemã veio com tons dramáticos. Com um a menos a equipe não abdicou de atacar e teve uma falta a seu favor no último minuto, na entrada da área. Na cobrança em dois toques, Reus ajeitou para Kross, que mandou com efeito no ângulo. Fim do jogo: Alemanha 2 x 1 Suécia

Ficha do jogo:

Alemanha: Neuer; Kimmich, Boateng, Rudiger e Hector (Brandt); Rudy (Gundogan), Kroos, Draxler (Mario Gomez), Muller e Reus; Werner. Técnico: Joachim Low.

Suécia: Olsen; Lustig, Lindelof, Granqvist e Augustinsson; Larsson, Ekdal, Claesson (Durmaz) e Forsberg; Berg e Toivonen (Guidetti). Técnico: Janne Andersson.

Gols: Toivonen (SUE) 31/1°T. Reus (ALE) 2/2ºT. Kross (ALE) 49/2ºT

VEJA MAIS CONTEÚDO