COPA DO MUNDO

Brasil enfrenta a Sérvia mirando a classificação. Saiba tudo do confronto

Esta é a primeira vez que o Brasil enfrenta a Sérvia em Copa do Mundo

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/06/2018 às 23:23
CBF
FOTO: CBF

A vitória diante da Costa Rica na última sexta-feira (22) mudou o clima dentro do ambiente da seleção brasileira. Mais descontraído, os jogadores enfrentam a Sérvia nesta quarta (27) no Estádio de Espartak ás 15hs (horário de Brasília) em busca da classificação, porém não pode dar sopa para o azar.

As duas equipes só se enfrentaram uma única vez. Em 2014 durante a preparação para o mundial do Brasil, a seleção canarinho venceu por 1 x 0 gol marcado por Fred. Na oportunidade, quatro atletas que estão na Copa da Rússia participaram do jogo: Thiago Silva, Paulinho, Marcelo e Neymar. A Sérvia que herdou o histórico da antiga Iugoslávia, não mudou muito o elenco em relação a agora. O principal estilo de jogo da equipe é bola aérea e força física.

Ouça os detalhes com João Victor Amorim:

Para avançar, um simples empate garante a seleção canarinho na próxima fase, mas a intensão é terminar em primeiro no grupo E, e vencer possibilita essa chance. Caso o Brasil vença e a Suíça derrote a Costa Rica, a liderança será decidida no saldo de gols, já que as equipes ficam empatadas nos pontos.

Na véspera do confronto diante da Sérvia, Tite não escondeu o time que vai a campo. A equipe será a mesma que iniciou o jogo diante dos Costa Riquenhos. A mudança será na braçadeira de capitão. Seguindo o rodízio, desta vez o zagueiro Miranda será o capitão do Brasil. A baixa da equipe fica por conta das ausências de Douglas Costa e Danilo, ambos vetados pelo DM.

Caso o Brasil perca a partida, pode ser eliminado se a Suíça pontuar, por isso a atenção deve ser dobrada, a própria Sérvia está no páreo para beliscar uma vaga. Para o comandante, Tite, a partida pode se tornar complicada pelo fato do rival ter jogadores altos o que pode ser uma preocupação com as bolas aéreas.

Decisivo

Menos badalado que Neymar, Philippe Coutinho tem sido o jogador mais decisivo do Brasil na Copa do Mundo. O atleta já marcou dois gols até o momento. Além disso, o jogador foi quem mais correu dentro de campo. foram percorrido nos jogos anteriores 22,1 quilômetros pelo atleta. O ponto forte, é poder de finalização especificamente de fora área a longa distância.

Coutinho marcou dois dos três gols da seleção brasileira
Coutinho marcou dois dos três gols da seleção brasileira
Fifa

A Sérvia

A seleção da Sérvia está confiante para o jogo contra o Brasil. Ciente que não terá vida fácil, o treinador não antecipou os quem irá a campo. A equipe poderia estar em uma situação confortável no grupo caso vencesse a Suíça, mas acabou sofrendo a virada o que não foi bem digerida pelos sérvios.

Porém olhar para trás é perca de tempo e agora o foco total é o Brasil. Mesmo sabendo da dificuldade, um dos principais jogadores do elenco, Milinkovic-Savic afirmou que mantém a esperança de um “milagre”, e os atletas sabem o que fazer para sair vencedor do confronto. O meia acredita que a seleção brasileira tem falhas no setor defensivo. A tática adotada deve ser explorar os contra-ataques.

Para o principal jogador da Sérvia, Kolarov, a confirmação do time titular feita por Tite, pode ter sido uma espécie de provocação. O experiente atleta, disse em coletiva que talvez tenham subestimado a Sérvia, mas frisou que não quer pensar nisso.

Olho nele

A principal arma da seleção da Sérvia é o experiente Aleksander Kolarov. jogador de 32 anos que atua na Roma. O jogador é capitão da equipe e pode atuar na lateral, na zaga ou no meio campo. O camisa 11 tem um forte poder de finalização na bola parada e foi assim que marcou o primeiro gol na Copa do Mundo contra a Costa Rica.

Kolarov é a principal arma da Sérvia na Copa do Mundo
Kolarov é a principal arma da Sérvia na Copa do Mundo
Fifa

Histórico recente da Sérvia em Copas do Mundo (Histórico da Iugoslávia foi herdado pela Sérvia - FIFA):

Melhores campanhas:

4º Lugar (1962)

Semifinal (1930)

1998 – Última disputa como Iugoslávia (Oitavas)

2006 – disputou a Copa como Sérvia e Montenegro (Fase de Grupos)

2010 – A primeira Copa como Sérvia (Fase de Grupos)

2014 – Não participou

2018 – Primeira vitória em Copas como Sérvia independente – Sérvia 1 x 0 Costa Rica

Transmissão Rádio Jornal

Narração: Aroldo Costa

Comentários: Maciel Júnior e Ralph de carvalho

Reportagens: João Victor Amorim

Plantão: Marcelo Araújo

Ficha do jogo

Local: Estádio Spartak, em Moscou (Rússia)
Data: 27 de junho de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 15h(de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Reza Sokhandan (Irã) e Mohammed Mansouri (Irã)

SÉRVIA: Vladimir Stojkovic; Branislav Ivanovic, Nikola Milenkovic, Dusko Tosic e Aleksandar Kolarov; Luka Milivojevic, Nemanja Matic, Dusan Tadic, Sergej Milinkovic-Savic e Adem Ljaic (Filip Kostic); Aleksandar Mitrovic
Técnico: Mladen Krstajic

BRASIL: Alisson; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Neymar e Willian; Gabriel Jesus
Técnico: Tite

VEJA MAIS CONTEÚDO