Sport

Sport seca Vasco, Chape e América-MG para ficar na Série A; veja a matemática

Para escapar da segundona, o Sport vai para a ponta do lápis e conta com a vitória diante do Santos no próximo domingo

Antônio Gabriel Machado
Antônio Gabriel Machado
Publicado em 29/11/2018 às 11:56
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Pela terceira temporada seguida, o Sport vai para a ponta do lápis para evitar o rebaixamento para a Série B do Brasileirão. Em situação semelhante a de 2017, este ano os rubro-negros contam com resultados paralelos para escapar da degola.

Em 2016, o Sport chegou a última rodada com 44 pontos após um empate em 2 a 2 com o América-MG na penúltima rodada. A pontuação colocava o Sport na 16º colocação, com dois pontos acima do Internacional, primeiro time dentro do Z-4. O Leão foi para o último jogo, diante do Figueirense em casa, e venceu por 2 a 0, garantindo a permanência.

Já em 2017, os leoninos chegaram a 38º rodada com 42 pontos, dentro da zona de rebaixamento com 42 pontos conquistados. A decisiva seria em casa diante do Corinthians, que já havia se consagrado campeão brasileiro. Para ficar na elite, precisava vencer o seu jogo e torcer contra Vitória e Coritiba na última rodada. Pelo resultado mínimo os rubro-negros baterão o Timão em casa e viram o Vitória perder em casa para o Flamengo e a Chapecoense bater o Coritiba em casa.

Matemática contra o rebaixamento

Dentro dessa retrospectiva, a situação mais complicada é certamente a desse ano. Atualmente o Sport tem 39 pontos e ocupa a 18º colocação. Antes de mais nada, para escapar do rebaixamento, precisa vencer o Santos, em partida que acontece na Ilha do Retiro no próximo domingo (2), às 16h.

Com esse resultado, o Sport vai a 42 pontos e 11 vitórias, e fica de olho em três partidas outros clubes que enram em campo no mesmo horário: América-MG (40 pontos e 10 vitórias), que joga fora contra o Fluminense, Vasco (42 pontos e 10 vitórias), que joga fora contra o Ceará, e Chapecoense (41 pontos e 10 vitórias), que recebe o São Paulo.

Diante desse cenário, o cálculo é simples. Para permanecer na Série A, o Sport precisa vencer o seu jogo e torcer para que Chapecoense e/ou América-MG não vençam seus jogos. No entanto, caso o Vasco pontue diante do Ceará, uma vitória simples do América-MG ou da Chape rebaixa ou clube pernambucano.

VEJA MAIS CONTEÚDO