Náutico

Náutico vai solicitar torcida única ao Ministério Público

Várias confusões entre torcidas organizadas ocorreram antes da derrota do Náutico para o Fortaleza, por 3 a 1

Tiago Morais
Tiago Morais
Publicado em 16/01/2019 às 15:30
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Depois da onda de vandalismos no jogo da noite desta terça-feira (15), diante do Fortaleza, na primeira rodada da Copa do Nordeste, o Náutico vai solicitar ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) torcida única em determinados jogos que serão realizados nos Aflitos. O pedido será feito no intuito de evitar novos confrontos entre torcidas uniformizadas. O jogo de ontem marcou o retorno oficial do Alvirrubro ao Eládio de Barros Carvalho.

"Vamos pedir (torcida única) para jogos da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano (clássicos). Nós enviamos um ofício à Federação Pernambucana de Futebol e ao Ministério Público, com antecedência, informando que as facções dessas organizadas já estavam se preparando para confrontarem antes do jogo", avisou o presidente do Náutico, Edno Melo, em entrevista ao Blog do Torcedor.

Em contato com o repórter Antônio Gabriel, o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Náutico, Ivan Pinto, informou que "a solução é banir os torcedores que tenham ficha criminal e excluir do quadro de associados os que forem sócios do clube". Ele também disse que "já propôs a ideia aos diretores executivos do clube, Edno Melo e Diógenes Braga, e vai repassar ao Conselho Deliberativo".

Confusão

A confusão começou quando torcedores da principal organizada do Tricolor de Aço chegaram no local do jogo junto à organizada do Santa Cruz, e confrontaram com torcedores do Náutico. A Polícia Militar (PM) interviu, contudo, o embate deixou rastros na sede alvirrubra. O muro do Náutico na Avenida Conselheiro Rosa e Silva amanheceu rachado e pichado devido às brigas. Alguns torcedores também sofreram ferimentos na confusão de ontem. Mesmo deixando os órgãos cientes dos riscos, não foi possível evitar o combate entre as uniformizadas do Náutico e do Fortaleza antes do jogo no entorno do estádio.

Sede do Náutico está danificada devido às confusões
Sede do Náutico está danificada devido às confusões
Luis Carlos Oliveira/TV Jornal

Nota oficial da Polícia Militar de PE

A Polícia Militar lamenta que, mais uma vez, grupos de vândalos trasvestidos de torcedores tenham tentado usar um espaço destinado ao lazer e à diversão para promover a violência e o medo no Estádio dos Aflitos. Lembra, no entanto, que agiu com o rigor necessário, dispersando os agressores e detendo suas principais lideranças.

Como ocorre nestas situações, grupos locais costumeiramente chamados de “torcidas organizadas” se associam aos visitantes para enfrentar a torcida do mandante do jogo. Ontem, apesar de a maior parte dessas pessoas terem sido escoltadas para o estádio, uma parte delas conseguiu dar início a um tumulto, por volta das 19h20, em frente aos Aflitos. De imediato, o efetivo do 13º BPM agiu, dispersando os desordeiros, não havendo registro de mais nenhum confronto na área externa.

No interior do estádio, em rápida e eficiente ação do Batalhão de Choque, houve oito detidos, sendo sete oriundos do Ceará. Foram encaminhados para a delegacia do estádio para a tomada das medidas cabíveis, cessando os confrontos. Com a atuação da PM, a tranquilidade foi restabelecida no estádio e entorno, sem maiores danos ao patrimônio e às pessoas.

VEJA MAIS CONTEÚDO