SÉRIE C

2020 em um jogo: Náutico em busca do acesso contra o Paysandu nos Aflitos

A primeira partida das quartas de final terminou empatado em 0x0

Fernando Castro
Fernando Castro
Publicado em 08/09/2019 às 16:52
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

O ano em um jogo. Todo o trabalho e planejamento da diretoria voltado para o principal objetivo da temporada. Depois do primeiro capítulo da história terminar empatado, em Belém do Pará, o Náutico está a uma vitória de conquistar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Para coroar a volta do estádio dos Aflitos, neste domingo, às 18h, o time comandado por Gilmar Dal Pozzo recebe o Paysandu, que aposta no bom retrospecto longe de seus domínios para colocar água no chopp alvirrubro.

“É muito importante, é a consagração do bom trabalho. Eu vim para o Náutico com um propósito de buscar esse acesso, que é o principal objetivo do clube. A minha primeira passagem eu tive um bom desempenho, as estatísticas mostram isso. O trabalho está sendo bem realizado, mas tem que confirmar com a conquista do objetivo principal, sabemos da responsabilidade que temos e a gente procurou preparar bem os atletas para esse momento”, comentou o técnico Gilmar Dal Pozzo.

O Náutico aposta na força do estádio dos Aflitos para conquistar o principal objetivo da temporada. A expectativa é de casa cheia e mais de 15 mil torcedores alvirrubros devem estar presentes, batendo o recorde de público do ano, no primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano, contra o Sport. De volta ao Eládio de Barros Carvalho após mais de cinco anos mandando os jogos na Arena de Pernambuco, o acesso chegaria como a coroação da volta à casa.

Para o jogo mais importante da temporada, Gilmar Dal Pozzo não confirmou a escalação do Náutico, mas tem apenas dois desfalques. Recuperando de lesões, o volante Rhaldney e o atacante Paulinho são os únicos jogadores do elenco vetados para o confronto. Com a equipe praticamente definida, o comandante alvirrubro ainda tem dúvidas, especialmente no setor ofensivo. Desfalque no primeiro jogo das quartas de final, o atacante Rafael Oliveira voltou a treinar com o grupo e pode ser uma das novidades, entrando no lugar de Wallace Pernambucano.

O meia Jean Carlos e os atacantes Matheus Carvalho e Álvaro disputam duas posições, uma no meio e a outra na ponta esquerda do ataque. Os dois últimos foram titulares no jogo de ida, em Belém do Pará, mas a tendência é que o meia assuma uma vaga no time, já que deu mais qualidade ao ataque nas vezes em que entrou. Outro jogador que pode surgir como surpresa na escalação é o volante Jhonnatan, que também entrou bem na última partida.

“Me agrada muito o momentos que nós chegamos. Chegamos com o trabalho consolidado por conta de desempenho e resultado, mas tem outros fatores que são determinantes nesse momento. Um jogo de acesso que marca para o clube e para os atletas tem o fator emocional e é isso que trabalhamos bastante nessa semana para ter esse controle, para ter esse equilíbrio. A gente procura trabalhar e mostrar para eles (jogadores) a nossa experiência como atleta e como técnico”, afirmou Dal Pozzo.

Paysandu

Tradicional equipe do futebol brasileiro, o Paysandu busca voltar à Série B após ter sido rebaixado no ano passado. Comandado pelo técnico Hélio dos Anjos, conhecido do futebol pernambucano, o time paraense tem o melhor desempenho como visitante na Série C e promete trazer dificuldades para o Náutico. No embarque da delegação do Papão com destino ao Recife, antecipado pela diretoria do clube, os jogadores receberam de perto o apoio dos torcedores bicolores. Hélio dos Anjos citou as dificuldades em relação a jogar nos Aflitos.

“O diferente é você saber se comportar dentro de um jogo, em que todo mundo está falando muito do caldeirão, dos Aflitos… eu respeito. Realmente é um campo difícil, vai dar mais ou menos 16.500 pessoas, mas representa 40 mil pela acústica do próprio estádio. Mas é aquilo que eu frisei: o torcedor não entra em campo. Naturalmente nós temos que nos preocupar muito com a qualidade do Náutico. Estamos trabalhando muito forte com o lado emocional e meus jogadores tem respondido muito bem nesse aspecto”, comentou o treinador do Paysandu.

Ficha do jogo

Náutico: Jefferson; Hereda, Diego Silva, Camutanga e Wilian Simões; Josa, Jiménez e Jean Carlos; Matheus Carvalho (Jhonnatan), Thiago e Rafael Oliveira (Wallace Pernambucano). Técnico: Gilmar Dal Pozzo. Esquema: 4-3-3.

Paysandu: Mota; Tony, Caíque Oliveira (Perema), Micael e Bruno Collaço; Wellington Reis, Anderson Uchôa e Thomás Bastos; Hygor Silva, Vinícius Leite e Nicolas. Técnico: Hélio dos Anjos. Esquema: 4-3-3.

Local:estádio dos Aflitos, Recife (PE). Horário: 18H. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS). Assistentes: Leirson Peng Martins e Lucio Beiersdorf Flor (Ambos do RS). Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia), com descontos especiais para sócios.

VEJA MAIS CONTEÚDO