SAÚDE

Febre Amarela: vacina passa a ser disponibilizada no calendário de vacinação de rotina do Recife

As vacinas serão disponibilizadas em 16 unidades de saúde de referência

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/02/2020 às 11:02
Divulgação/PCR
FOTO: Divulgação/PCR

A partir da próxima segunda-feira (02), a vacina contra febre amarela irá ser disponibilizada no calendário de vacinação de rotina do Recife para todos que ainda não se imunizaram contra a doença. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde (MS), só será implantada a vacina na população de 9 meses a 59 anos, além da dose de reforço para crianças de 4 anos.

As vacinas serão disponibilizadas em 16 unidades de saúde de referência. Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Também devem receber a vacina, em dose única, pessoas com até 59 anos que não tenham registros anteriores de imunização.

>>SES realiza vacinação contra febre amarela em condomínio de Aldeia

>>Febre amarela: vacinação é antecipada após morte de macacos em Aldeia

Não podem ser vacinadas

A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo, que tenham doenças autoimunes ou em tratamento com quimioterapia/ radioterapia. Além disso, alguns grupos, como idosos, gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas em determinados tratamentos de saúde, por exemplo, devem buscar orientação médica antes de se vacinar para avaliar a real necessidade da imunização.

A doença

A febre amarela é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes e pode apresentar sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em casos mais graves, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte. O Brasil não registra casos de febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942.

VEJA MAIS CONTEÚDO