CORONAVÍRUS

Coronavírus: CBF suspende competições nacionais

Estaduais e Copa do Nordeste ainda estão com futuro indefinidos

Gabriela Máxima
Gabriela Máxima
Publicado em 15/03/2020 às 17:47
Léo Motta/JC Imagem
FOTO: Léo Motta/JC Imagem

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde deste domingo que todas as competições nacionais estão suspensas por conta do coronavírus. A medida valerá a partir da próxima segunda-feira, dia 16, e deve durar 30 dias. Ainda de acordo com a entidade, cada federação estadual vai determinar a suspensão ou não de seus campeonatos locais. O presidente da Federação Pernambucana de Pernambuco (FPF), Evandro Carvalho, afirmou que até a terça-feira a entidade definirá o futuro do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. Vale lembrar que a Liga do Nordeste é responsável pela realização do Regional e entidade ainda não anunciou comunicado oficial.

O presidente da Associação Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), Salmo Valentim, enviou documento solicitando a suspensão das competições para a CBF no último sábado. Valentim ressaltou que os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste vão seguir o mesmo caminho. Um novo documento será direcionado para cada entidade. Em caso de resistência, o presidente da Anaf disse que a Justiça será acionada. “Enviamos documento para a CBF sugerindo que as competições sejam suspensas. O mesmo acontecerá para a Copa do Nordeste e as federações estaduais. Caso insistam, o caminho será o tribunal. Porque não são apenas 22 pessoas (os jogadores) envolvidas na partida. São cerca de 300. Existem médicos, arbitragem, dirigentes, comissão técnica. Depois essas pessoas voltam para casa e entram e contato com familiares. Toda competição tem que parar porque o risco é iminente para todo mundo”, observou o dirigente.

 

“Desde a semana passada estamos trabalhando nesse sentido. Vamos analisar hoje, amanhã e terça-feira a situação e comunicar sobre o Estadual e a Copa do Nordeste”, pontuou o dirigente da FPF.

O jogo entre Náutico e Fortaleza no último sábado, foi o último que contou com a presença do público. A partida realizada neste domingo entre Santa Cruz e Decisão, no Arruda, já contou com os portões fechados por conta da pandemia do coronavírus.

NOTA DA CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender, a partir desta segunda-feira, dia 16/3, por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Em relação aos campeonatos estaduais, as Federações Estaduais de futebol, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local.

A CBF seguirá em permanente contato com o Ministério da Saúde, unindo esforços para que o país e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade.

VEJA MAIS CONTEÚDO