CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Equipes do interior querem o final do Campeonato Pernambucano 2020

As equipes interioranas buscam o apoio do Trio de Ferro da capital

Fernando Castro
Fernando Castro
Publicado em 18/03/2020 às 11:21
Divulgação/FPF
FOTO: Divulgação/FPF

Suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Pernambucano não tem data para voltar a ser disputado e tem situação indefinida. Temendo prejuízo financeiro, já que a maioria dos contratos com os jogadores encerram no próximo mês, os sete clubes do interior se juntaram para solicitar o encerramento em definitivo do Estadual. A informação inicialmente divulgada pelo Superesportes, foi confirmada pela reportagem do Jornal do Commercio.

“O clube que não tem calendário vai ter uma dificuldade de renovar com os jogadores, que têm contratos até a primeira quinzena de abril e obviamente os atletas procuram clubes que tem calendário. Os recursos são poucos, a nossa folha salarial vai ser prejudicada. Além das condições financeiras, nos preocupa também o problema social dos nossos atletas, temos membros da comissão técnica que são de outros estados. Por isso nos reunimos para solicitar o encerramento”, comentou Paulo Roberto, presidente do Vitória.

Coordenando a iniciativa, o presidente do Vitória recolheu assinaturas de todos os times do interior do Estado para solicitar o encerramento do Estadual. Depois da conferência com representantes de cada clube a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) foi consultada sobre a possibilidade. O presidente Evandro Carvalho e o diretor de competições Murilo Falcão informaram que a decisão sobre o cancelamento só pode partir da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Tivemos uma reunião com os clubes do interior e foi levantada essa possibilidade, mas até então a gente não sabia que a decisão cabia a CBF, que teria que dar essa condição às próprias federações. Como os campeonatos não são de pontos corridos, tem a possibilidade dos estaduais adentrarem nas datas dos campeonatos brasileiro. A FPF já nos informou que a decisão não vem deles, isso acaba dificultando”, revelou Paulo.

Mesmo com a decisão do encerramento do Campeonato Pernambucano sendo uma decisão da CBF, Paulo Roberto revelou que os clubes vão solicitar uma reunião com a FPF para debater a possibilidade. De acordo com o presidente do Vitória, os clubes do interior também estão buscando apoio do Trio de Ferro da capital pernambucana.

“A Federação informou todos os implicativos para encerrar o campeonato, mas iremos solicitar essa reunião para apresentar as assinaturas. Mesmo representando o clube que está na lanterna, entendo que essa não é uma situação clubística, de apenas disputa de campo, a gente tem que lutar em favor do futebol de pernambuco, não queremos criar um antagonismo com Náutico, Santa Cruz e Sport, queremos eles do nosso lado”, completou Paulo.

FPF

Presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho garantiu a continuidade do Campeonato Pernambucano. “A competição prosseguirá daqui a um mês, dois, seis meses, não importa, mas terá que ser concluída, apenas uma competição de pontos corridos, caso houvesse unanimidade de votos, poderia ser encerrada prematuramente”, disse o mandatário, em contato com Aroldo Costa, da Rádio Jornal.

VEJA MAIS CONTEÚDO