RETORNO DO FUTEBOL

Médico do Sport e vice-presidente do Santa Cruz destacam importância da FPF para obter testes do coronavírus

A ideia é retornar as atividades no dia 15 de junho

Pedro Alves
Pedro Alves
Publicado em 03/06/2020 às 13:27
Bobby Fabisak e Leo Motta / JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak e Leo Motta / JC Imagem

O Governo de Pernambuco já definiu uma data que estará liberado para o retorno das atividades do futebol. No entanto, medidas tem que ser tomadas para avaliação e precaução contra a disseminação do coronavírus. Por isso o doutor Stemberg Vasconcelos, do Sport, e Tonico Araújo, vice-presidente do Santa Cruz, destacaram a importância da participação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para adquirir testes do covid-19.

O dirigente coral destacou a dificuldade dos clubes para realizar os testes caso a FPF não tenha uma participação efetiva.

“A ajuda da Federação (Pernambucana de Futebol) é fundamental. Se a FPF não colocar os testes, nenhum clube terá condições de atender o protocolo. As informações que eu tenho é que a FPF irá disponibilizar os testes que a instituição precisa. Porque a quantidade é grande e o somatório é expressivo”, afirmou Tonico.

Ouça a entrevista na íntegra:

Importância dos testes

Já o médico do Sport, decidiu destacar a importância dos testes não só para atletas e comissão técnica, como para outros profissionais envolvidos no evento futebol, garantindo que caso não seja realizado, os times não vão voltar às atividades.

“A base de tudo vai ser testar. Ou tem a disponibilidade de teste é fazer o teste ou não tem como voltar. Porque o teste é que vai dar a nossa segurança para poder voltar às atividades. E o teste não é só conosco, mas qualquer pessoa que esteja envolvida no evento futebol porque se corre o risco de transmitir ou ser contaminado pelo coronavírus”, disse o doutor Stemberg que completou destacando que precisa receber os testes alguns dias antes do dia 15 para que a equipe possa voltar as atividades no período pré-estabelecido.

“A gente só vai para campo se tivermos realizados os testes. O primordial é fazer os teste antes. Temos que ter os exames antes do dia 15 para que a gente possa dividir os grupos e voltar aos treinamentos”, completou.

Sport e Santa Cruz já estão há dois meses e três dias sem atividades de futebol nos clubes, como forma de precaução contra o coronavírus.

VEJA MAIS CONTEÚDO