SANTA CRUZ

Centroavante aguarda por testagem da covid-19 para iniciar trabalhos no Santa Cruz

Victor Rangel vai passar um período treinando em separado com o departamento físico para recuperar o condicionamento

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 30/06/2020 às 14:00
Filipe Jordão/ JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/ JC Imagem

Na capital pernambucana desde o domingo (28), o centroavante Victor Rangel aguarda pela testagem da covid-19 para poder se juntar ao restante do elenco tricolor. Entretanto, como está se apresentando com duas semanas após o reinício das atividades no clube, o jogador de 29 anos vai passar um período treinando em separado com o departamento físico para recuperar o condicionamento e ficar o mais rápido possível no mesmo nível que os demais companheiros.

“Ele (Victor Rangel) só vai se juntar (ao plantel) quando o resultado sair e conferirmos o exame”, declarou Dr. Antônio Mário Valente, vice-presidente médico do Santa Cruz, que aproveitou para informar que o restante dos atletas também devem passar por nova testagem ainda nessa semana. “Acredito que, o mais tardar, até o final dessa semana a gente deve fazer novos testes (da covid-19) com os jogadores e funcionários. Estamos vendo questão de logística, acerto com o laboratório, escala de treinamentos… Acertando tudo”, explicou o médico tricolor.

Nessas duas semanas de retorno das atividades, o Santa Cruz não teve nenhuma intercorrência no clube relacionada ao coronavírus. Motivo a ser comemorado internamente. “Estamos tendo sorte. Ninguém, até o momento, demonstrou qualquer sintomatologia da covid-19. Sabemos que podemos ter algum caso de contaminação nesse período; mas, graças a Deus, não tivemos nenhum caso. Vamos analisando etapa por etapa. Dificilmente conseguiremos atingir os 100%, mas estamos sempre redobrando os cuidados internos e contanto com a consciência dos jogadores. Eles precisam saber que é preciso ser sincero ao responder os questionários, pois, do contrário, estão colocando a vida do outro em risco. Até aqui, ninguém se queixou de nenhum sintoma”, comemorou Dr. Antônio Mário Valente.

PREPARAÇÃO

Após folga nesta segunda-feira (28), o elenco tricolor vai trabalhar em duplo expediente nesta terça-feira (30): pela manhã, no estádio do Arruda, e à tarde, no CT Ninho das Cobras, em Aldeia. “Acho que tivemos uma perda grande física, muscular e de força. A parte técnica dos atletas também foi afetada, pois eles ficaram 90 dias sem contato com o futebol, sem trabalhar finalização ou um outro treino específico. Por isso a nossa preocupação não é só com a parte física… Claro que ela preocupa mais por conta das lesões que podem aparecer devido ao pouco tempo para se recondicionar, mas, junto com isso, temos de trabalhar a parte técnica também para iniciar as competições. Mesmo após o período de férias normais, sem esse problema do vírus, a gente tinha no mínimo 30 dias para organizar a equipe. Agora, ficamos três meses parados e nem teremos esse tempo de preparação”, reclamou o técnico Itamar Schulle. “Não é a condição ideal, mas é o que o futebol está pedindo e temos de trabalhar nesse tempo da melhor maneira possível para o início das competições”, concluiu.

Para o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, para que que todos os clubes atinjam essa condição física e técnica ideal de retorno a disputas das competições, o mais coerente seria estipular uma data na segunda metade de julho. “Acredito que se os campeonatos voltarem no dia 15 vai satisfazer todo mundo. Nos dá uma situação de segurança; claro que desde que o governo do estado mantenha os protocolos de segurança. A gente vem dando ênfase na questão física, porque serão vários jogos em um curto espaço de tempo com jogadores que estavam em um longo tempo de inatividade. É uma preocupação muito grande com as lesões e, claro, na prevenção com a covid-19. Estamos partindo para uma segunda rodada de testes nesta semana porque a segurança tem que ficar em primeiro lugar”, contou o mandatário coral, em entrevista à Rádio Jornal.

VEJA MAIS CONTEÚDO