Retomada

Governo de Pernambuco autoriza volta do futebol; veja a data

As partidas de futebol deverão ser disputadas sem a presença de público

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Publicado em 09/07/2020 às 18:31
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (9), o retorno do futebol no Estado, autorizada para o dia 19 de julho. A retomada foi divulgada pelo secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, em entrevista coletiva. A principal novidade é a disputa das finais da competição na Arena de Pernambuco, para facilitar o isolamento do ambiente e evitar aglomerações.

A decisão aconteceu após reunião entre os órgãos do Estado e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). As partidas oficiais foram interrompidas em solo pernambucano no dia 15 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o secretário Rodrigo Novaes, o retorno das competições futebolísticas deve obedecer um protocolo específico para o esporte. “A volta do futebol profissional em Pernambuco tem uma série de medidas, restrições, e um protocolo rígido, para assegurar o que é primordial, fundamental no plano de convivência com a covid, a saúde das pessoas, envolvendo delegações, equipes, imprensa, colaboradores que deverão estar presentes no campo”, ressaltou Novaes.

Limite

Será permitido, no máximo, 100 pessoas, incluindo atletas e dirigentes, nos estádios, seguindo o protocolo de distanciamento.

Arena

Depois da rodada do dia 19, os jogos do mata-mata vão acontecer nos dias 21 e 29 de julho e 2 e 5 de agosto. São quartas e semifinais só com ida e a grande decisão com jogos de ida e volta. Na 9ª rodada, Sport e Santa Cruz fazem um Clássico das Multidões. O Náutico encara o Salgueiro, fora de casa. Os outros jogos são entre Afogados x Vitória, Decisão x Central e Retrô x Petrolina.

“Nas finais, por se tornar mais simples no que diz respeito isolamento arredores, para evitar qualquer tipo aglomeração durante, acontecerão na Arena de Pernambuco, que é justamente porque fica mais distante e não é sede de nenhum clube, facilitando isolamento do espaço”, emendou o secretário.

Matéria em atualização

VEJA MAIS CONTEÚDO