tristeza

Seleção Argentina, clubes e jogadores lamentam morte de Diego Maradona

Diego Maradona é considerado um dos principais jogadores da história do futebol internacional

Robert Sarmento e Pedro Alves
Robert Sarmento e Pedro Alves
Publicado em 25/11/2020 às 13:44
Reprodução/Seleção Argentina
FOTO: Reprodução/Seleção Argentina

A morte de Diego Armando Maradona, nesta quarta-feira (25), pegou todos de surpresa. Através das redes sociais, os perfis oficiais da Seleção Argentina, do Boca Juniors e do Napoli, que consideram Maradona como um ídolo eterno, além de outras personalidades e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, lamentaram a morte de um dos principais jogadores da história do futebol. A informação da morte de Maradona foi divulgada pelo jornal Clarín e vários veículos da imprensa argentina.

 
 
 
 
 

História de Maradona no futebol

Maradona se destacou tanto dentro como fora de campo. Um personagem icônico na história do futebol. Como jogador, Maradona deixou sua marca por onde passou. Sendo importante na conquista de vários títulos e sendo adorado pela torcida nos clubes por onde passou. Principalmente na Seleção Argentina e no Nápoli, da Itália.

>>O dia em que Maradona veio ao Recife enfrentar o Brasil

>>Copa de 1986: a consagração de Maradona com o bicampeonato da Argentina

O gênio argentino nasceu no dia 30 de outubro de 1960, em Buenos Aires. Sua carreira iniciou no Argentino Juniors aos 15 anos de idade. Durante os cinco anos em sua primeira equipe, ele marcou 116 gols em 166 partidas. Logo após foi contratado pelo Boca Juniors, onde ficou apenas uma temporada, antes de acertar sua ida para o Barcelona, da Espanha. Em 1984, Maradona desembarcava na Itália para o clube onde ganhou um status de Deus.

Nome de estádio

A morte de Diego Armando Maradona causou uma comoção enorme no futebol. Maior ainda foi para a população de Nápoles, na Itália, local onde o argentino recebeu o status de Deus. Diante de toda a importância do maior ídolo da história do clube local, o Napoli deve passar por uma mudança no nome de seu estádio, o San Paolo, para Estádio Diego Armando Maradona.

A informação foi divulgada pelo próprio prefeito de Nápoles, Luigi de Magistris, em seu Twitter particular. "Vamos chamar o Estádio de San Paolo em homenagem a Diego Armando Maradona!!!", afirmou

Títulos de Maradona no futebol

  • Mundial sub-19 no Japão (1979), Copa do Mundo do México (1986) e Copa Artemio Franchi (1993) pela Seleção Argentina
  • Torneio Metropolitano da Argentina pelo Boca Juniors (1981)
  • Campeonato Espanhol, Copa do Rei da Espanha (1983) e Supercopa da Espanha (1984) pelo Barcelona
  • Campeonato Italiano Copa da Itália (1987), Copa da Uefa (1989), Campeonato Italiano, Supercopa da Itália (1990) pelo Nápoli.

De Pelé para Maradona

Se existe um ditado no mundo do futebol, podemos dizer que a frase: rivais sim, inimigos nunca. Mesmo atuando em épocas diferentes, a rivalidade entre Brasil e Argentina fez crescer no imaginário da população a disputa entre Pelé e Maradona. O principal ídolo do futebol brasileiro homenageou Maradona. Ou seja: De um ídolo para outro ídolo!

''Que notícia triste. Eu perdi um grande amigo e o mundo perdeu uma lenda. Ainda há muito a ser dito, mas por agora, que Deus dê força para os familiares. Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu'', afirmou o ex-jogador.

VEJA MAIS CONTEÚDO