COPA DO NORDESTE

Santa Cruz surpreende o Fortaleza e vence a primeira na Copa do Nordeste

Tricolor do Arruda bateu a equipe cearense por 1x0, na Arena Castelão, com gol do zagueiro Júnior Sergipano

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 23/03/2021 às 23:27
Karim Georges/ Fortaleza
FOTO: Karim Georges/ Fortaleza

Foi na base da raça e superação que o Santa Cruz conseguiu a sua primeira vitória na Copa do Nordeste. Mesmo jogando na Arena Castelão, o Tricolor do Arruda conseguiu surpreender o Fortaleza e venceu por 1x0, nesta terça-feira (23), pela 5ª rodada do Nordestão. O gol que garantiu o triunfo coral foi marcado pelo zagueiro Júnior Sergipano, no segundo tempo.

Com a vitória, o Santa Cruz agora soma três pontos, mas segue na lanterna do Grupo A da competição regional. Agora, a Cobra Coral terá mais uma partida decisiva pela frente. Desta vez, a equipe pernambucana entra em campo na sexta-feira (26) para encarar o Ypiranga-AP, às 15h30, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ), pela Copa do Brasil.

O JOGO

Líder do Grupo B e ainda invicto na Copa do Nordeste, o Fortaleza começou a partida diante do Santa Cruz impondo o seu ritmo de jogo e forçando as ações ofensivas. Por sua vez, o Tricolor pernambucano entrou em campo com uma formação mais precavida com três zagueiros e três volantes e uma postura mais defensiva, com os jogadores posicionados atrás da linha do meio de campo, esperando para tentar surpreender a equipe cearense nos contra-ataques.

Mesmo com uma postura mais precavida da Cobra Coral, o Tricolor do Pici conseguiu levar perigo ao gol de Jordan logo nos primeiros minutos. Aos nove, Pikachu desce pela esquerda e encontra Luiz Henrique, que acerta um bom chute, a bola desvia na zaga do Santa, mas o camisa 1 estava esperto e espalmou.

Após o susto, o Santa Cruz passou a atuar ainda mais compactado e, por vezes, colocava todos os jogadores atrás da linha do meio de campo, dificultando ao máximo a troca de passes do Fortaleza no campo ofensivo, obrigando o adversário a apostar nos lançamentos longos, mas sem sucesso.

Com um recuo excessivo, a equipe coral encontrava dificuldade para encaixar os contra-ataques, principalmente porque o prata da casa Léo Gaúcho acabou ficando isolado no ataque para brigar sozinho com os zagueiros do Fortaleza. Com isso, o goleiro Felipe Alves sequer foi exigido no primeiro tempo.

Na volta complementar, o Fortaleza apresentou mais intensidade ofensiva e rapidamente colocou Jordan para trabalhar. Aos seis, Robson recebeu bola pela direita e cruzou para Luiz Henrique cabecear certeiro, mas o arqueiro coral saltou para espalmar e mandar para escanteio.
Com uma proposta de jogo reativa, mas sem conseguir encaixar as contra-ofensivas, o Santa Cruz buscava levar perigo nas bolas paradas. Aos 23, Chiquinho cobrou escanteio na medida para o zagueiro Júnior Sergipano subir sozinho e testar forte, mandando a bola na malha lateral, sem chances para Felipe Alves: 1x0.

 

Apesar do gol sofrido, o Fortaleza não se abalou e rapidamente buscou dar uma resposta. Aos 26, Bruno Melo cruzou na segunda trave e achou Matheus Vargas livre para cabecear firme, mas Jordan saiu do gol abrindo os braços e fez uma defesa providencial com uma das mãos e mandou a bola pela linha de fundo.

Os donos da casa pressionaram bastante o Santa Cruz, encurralando no seu campo defensivo, mas os pernambucanos conseguiram suportar bem a pressão e sustentar o resultado positivo, conquistando a primeira vitória na Copa do Nordeste.

Ficha do jogo

FORTALEZA

Felipe Alves; Yago Pikachu (Gustavo Blanco), Quintero, Wanderson e Bruno Melo; Juninho (Lucas Crispim), Éderson e Luiz Henrique (Matheus Vargas); Robson (Romarinho), David e Wellington Paulista (Isaque). Técnico: Enderson Moreira.

SANTA CRUZ

Jordan; Italo Melo, Júnior Sergipano, Willian Alves; Marcel (Chiquinho), Ítalo Henrique (João Cardoso), Caetano, Karl (Eduardo) e Alan Cardoso; Madson (Arian) e Léo Gaúcho (Pipico). Técnico: João Brigatti.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Árbitro: Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL).
Assistentes: Wagner Jose da Silva e Lennon Mccartney Farias Paes (ambos de AL).
Gol: Júnior Sergipano, aos 23 do 2º tempo.
Cartões amarelos: David, Robson (FOR) e Italo Henrique (STA).

VEJA MAIS CONTEÚDO