futebol

Sport perde para o Confiança pela Copa do Nordeste 2021 e emenda oito jogos sem vencer na temporada

Com a derrota para os sergipanos, o Sport continua na lanterna do grupo B da Copa do Nordeste 2021

Por Robert Sarmento e Davi Saboya
Por Robert Sarmento e Davi Saboya
Publicado em 23/03/2021 às 21:00
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

Ainda não foi desta vez que o Sport conseguiu a primeira vitória na Copa do Nordeste 2021. O time rubro-negro entrou em campo nesta terça-feira (23), na Ilha do Retiro, e perdeu para o Confiança-SE por 1 x 0. O gol da equipe sergipana foi marcado por Bruninho, aos 22 minutos da primeira etapa, ocasionando a famosa 'lei do ex'. Apenas do goleiro Carlos Eduardo ter defendido um pênalti e de todas as cinco mudanças feitas pelo técnico Jair Ventura, o Leão não conseguir buscar o empate.

Com apenas dois pontos conquistados, o Sport segue na lanterna do grupo B da Copa do Nordeste. Restando três rodadas para o fim da fase de grupos, a possibilidade de classificação do Leão não é das maiores. Ouça o único gol da partida na voz de Alexandre Costa, o narrador 'Explosão do Escrete de Ouro', da Rádio Jornal.

O jogo

Com as duas equipes precisando da vitória, a partida começou aberta e bem disputada. Apesar de ser o visitante, a primeira investida foi realizada pelo Confiança. Ex-meia do Sport, Bruninho cobrou falta de longe direto, a bola pegou efeito, e obrigou Carlos Eduardo a fazer grande defesa. A resposta do Leão veio pouco tempo depois. Ligado na saída de bola do adversário, Mikael desarmou Nirley, arrancou, e bateu cruzado para com a canhota para fora.

Depois de um início equilibrado, o Sport conseguiu administrar a posse de bola e chegou em duas chances com Gustavo e Ewerthon, que erraram os arremates de longe. E, no melhor, sofreu duro golpe. Após um recuou errado de Marcão, que não esteve nada bem, a bola sobrou para Robinho na linha de fundo pelo lado esquerdo. Aos 22, ele não deixou a bola sair, driblou Maidana e tocou para trás. Bruninho chegou batendo de primeira e abriu o placar.

O Sport até tentou obter o empate de forma imediata. No entanto, esbarrou na falta de criação, que é um defeito antiga da Era Jair Ventura na Ilha do Retiro. O máximo que conseguiu foi um chute de fora da área do volante Ronaldo Henrique e uma falta também de longe com Mikael. Já o Confiança continuou em busca de espaços na defesa do Leão. E encontrou, de novo, com Robinho.

> Confira a tabela detalhada da Copa do Nordeste 2021, que tem transmissão da TV Jornal

Em jogada pela ponta esquerda, o atacante recebeu o passe, deu um "banho" em Maidana e foi derrubado pelo zagueiro dentro da área. Pênalti, que o próprio Robinho foi para cobrança, e perdeu a chance de ampliar a vantagem do Confiança. Cristiano ainda acertou o travessão após defesa e rebote de Carlos Eduardo.

Para completar, em uma marcação equivocada do árbitro José Henrique de Azevedo Junior, Ronaldo Henrique foi expulso após fazer falta leve na quase que no meio-campo. No fim do jogo, Robinho ainda perdeu duas oportunidades claras para o time sergipano.

Ronaldo é expulso na partida entre Sport e Confiança pela Copa do Nordeste 2021
Ronaldo é expulso na partida entre Sport e Confiança pela Copa do Nordeste 2021
Alexandre Gondim/JC Imagem

No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, o Sport partiu para cima do Confiança. E, logo, contou com mais uma marcação errada do juiz. Em um lance, no máximo para o cartão amarelo, Marcelinho derrubou Mikael, próximo da meia lua da grande área, e também recebeu o cartão vermelho direto. Pele menos, o árbitro manteve o mesmo critério para as duas equipes.

Dez contra dez, o Leão realizou uma grande blitz no adversário. Maxwell, Gustavo, Patric e Maidana quase empataram a partida em lances perigosos, mas não obtiveram êxito. Destaque para o chute do zagueiro rubro-negro, que observou o goleiro Rafael Santos adiantado e quase conseguiu encobrir do meio-campo. O arqueiro do Confiança ainda fez grande defesa no chute do jovem meia do Leão, que desviou na defesa e quase o engana.

Nos últimos minutos, o Sport pressionou o Confiança na base do abafa e individualidade dos principais atletas. Mas não teve jeito. O Leão provou do "próprio veneno" da Série A do Campeonato Brasileiro. O Confiança, do técnico Daniel Paulista, ex-treinador rubro-negro, se defendeu e administrou a vitória. A primeiro do time proletário na Copa do Nordeste.

Ficha do jogo

Sport: Carlos Eduardo; Ewerthon (Patric), Iago Maidana, Adryelson e Sander; Ronaldo Henrique, Marcão Silva (Betinho) e Gustavo Oliveira (Thiago Neves); Toró (Maxwell), Dalberto (Neilton) e Mikael. Técnico: Jair Ventura.

Confiança-SE: Rafael Santos; Marcelinho; Nirley (Isaque), Bareiro e Nailton; Gilberto (Serginho), Renan Areias e Bruninho; Álvaro, Robinho e Cristiano (Caíque Sá). Técnico: Daniel Paulista.

Gols: Bruninho aos 22' do 1ºT (CON); Cartões amarelos: Toró e Gustavo Oliveira (SPO); Nirley, Gilberto, Álvaro, Caíque Sá, Serginho, Bruninho e Rafael Santos (CON). Cartões vermelhos: Ronaldo (SPO); Marcelinho (CON). Arbitragem: Antonio Dib Moraes de Sousa (Árbitro), Márcio Iglésias Araújo Silva (Assistente) e Janystony Rabelo de Melo (Assistente).

VEJA MAIS CONTEÚDO