pandemia

Entenda o plano do Governo de Pernambuco e da FPF para volta da torcida nos estádios

As partidas de futebol profissional em Pernambuco não recebem torcida desde março de 2020

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 22/07/2021 às 19:10
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

A presença de público com até 100 pessoas nas atividades esportivas está liberada a partir da próxima segunda-feira (26). A flexibilização acontece devido a desaceleração dos casos da covid-19 em Pernambuco, segundo a Secretária Estadual de Saúde (SES). No entanto, o futebol profissional segue sem público. Ao menos, por enquanto. De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, existe um convênio com empresas de tecnologia para certificação digital para que o torcedor possa comparecer aos jogos ainda em 2021.

A informação sobre a volta do público foi revelada pelo Governo de Pernambuco, durante entrevista online nesta quinta-feira (22). A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, afirmou que um protocolo de segurança para a torcida está sendo preparado para o futebol profissional. Outras atividades econômicas podem receber até 30% da capacidade do local.

> "O vírus continua entre nós. Para que haja contaminação, basta um descuido", alerta secretário

''Toda essa especulação quanto a volta do publico tem o sentido de fazer a sociedade de voltar ao normal e ter dentro disso uma expectativa de retorno dos grandes eventos [...] Um programa mostra se você está imunizado ou testado nas últimas 24 ou 48 horas. O sistema vai constatar a veracidade da informação, e isso evitaria alguns problemas que ocorreram em outros Estados de atestados faltos'', explicou Evandro Carvalho.

Testagem do equipamento

A expectativa, segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol é testar o equipamento em alguma partida do futebol local, pois o Estado deve receber uma partida da Seleção Brasileira em setembro deste ano.

''Estamos apenas no aguardo (da volta do torcedor), e temos a expectativa de ter um jogo do Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A ideia é testar o produto o quanto antes e ter um grande público, todos com certificação digital, na partida da Seleção Brasileira'', afirmou ao Jornal do Commercio de Blog do Torcedor.

> Presidente do Náutico espera retorno das torcidas até o final da temporada

Projeto de lei

O deputado estadual Romero Albuquerque (PP-PE) entregou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei para autorizar o retorno das torcidas nos estádios de futebol, em maio, mas não houve avanço sobre o caso. O Estado de Pernambuco não recebe um jogo com torcedores desde março de 2020, quando houve até mesmo a paralisação do futebol profissional por alguns meses.

VEJA MAIS CONTEÚDO