decisão

Brasil vence Marrocos, se garante na final e busca manter hegemonia no futebol de 5 das Paralimpíadas

O gol da vitória dos brasileiros sobre marroquinos nos Jogos Paralímpicos de Tóquio foi marcado por Jefinho

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 02/09/2021 às 6:42
Reprodução/Comitê Paralímpico Brasileiro
FOTO: Reprodução/Comitê Paralímpico Brasileiro

As Paralímpiadas de Tóquio entram na reta final, com a chegada da reta decisiva dos esportes coletivos. No futebol de 5, categoria para deficientes visuais, o Brasil entra em quadra visando uma vaga na grande final da competição. Nesta quinta-feira (02), a seleção masculina enfrenta o Marrocos, em jogo marcado para às 07h30 (Horário de Brasília). Tetracampeã paralímpica, a equipe brasileira segue invicta e terminou a primeira fase como líder do Grupo A.

> Medalhas, recordes e fim do jejum de 17 anos: Pernambucana Carol Santiago faz história nas Paralimpíadas

> Vídeo: Brasileira ganha medalha de ouro nas Paralimpíadas 2021 e quebra recorde mundial duas vezes no lançamento de disco

Na capital japonesa, o Brasil ganhou todos os três jogos disputados, marcou 11 gols e não sofreu nenhum. Quem se classificar, vai encarar o vencedor de Argentina x Espanha. A companhe a abaixo o tempo real, com imagens dos melhores momentos, da partida entre Brasil x Marrocos pelo futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos:

Pré-jogo

Imbatível

O Brasil é único vencedor do futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos. Nas quatro edições de Paralimpíadas já realizadas com o futebol de 5 (desde Atenas 2004), a Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro e jamais foi derrotado. Até o momento, são 25 jogos: 19 vitórias e seis empates, com 52 gols marcados e apenas quatro sofridos.

 

Transmissão

A partida entre Brasil x Marrocos pela semifinal do futebol de 5 tem transmissão da TV Globo e do SporTV. Enquanto o narrador Everaldo Marques comanda a transmissão na televisão aberta, Natália Lara faz a narração da partida no canal por assinatura. A Seleção Brasileira busca o pentacampeonato consecutivo.

 

Expectativa

No duelo contra a França, o técnico Fábio Vasconcelos aproveitou que o Brasil entrou em campo já classificado para poupar seus titulares. A equipe começou com Matheus no gol, na vaga de Luan, Damião de fixo, avançando Cássio, e Jardiel e Guegueu nas alas. "A expectativa é muito grande [...] Será muito honroso e faremos o nosso melhor para conseguirmos a vaga na final", disse Nonato. "Nós, do paradesporto, sempre lutamos por isso. Ver o futebol de 5 exibido para o Brasil inteiro é uma vitória", afirmou o atleta Jardiel.

 

Bola rolando

O futebol de 5 é dividido em dois tempos de 20 minutos, com 10 minutos de intervalo. O goleiro, o chamador e o técnico são os três guias de orientação dos atletas. Todos os quatro jogadores de linha ficam com vendas nos olhos para evitar que aqueles atletas com baixa visão (cegos parciais) levem vantagem.

 

O primeiro tempo de Brasil x Marrocos no futebol de 5 terminou empatado em 0 x 0. Por enquanto, a vaga na final vai ser decidida na penalidades máximas. A segunda etapa começou. São dois tempos de 20 minutos, com 10 minutos de intervalos para os jogadores descansarem. Vale lembrar que a bola possui guizos, que são necessários para a orientação dos atletas de futebol de 5 dentro de quadra.

 

Gol do Brasil - Após uma jogada de muita insistência, Jefinho foi para cima da defesa de Marrocos e abriu o placar para o time brasileiro.

 

Fim de jogo - O Brasil vence Marrocos por 1 x 0 e está na final do futebol de 5. A Seleção Brasileira tenta manter a hegemonia na categoria dos Jogos Paralímpicos.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO