problemas

Saiba qual pode ser o destino dos jogadores do Sport após erro de inscrição e que deu prejuízo de R$ 600 mil

O presidente do Sport, Leonardo Lopes, também procura um nome para substituir Nelo Campos na direção de futebol

Com informações de Antônio Gabriel
Com informações de Antônio Gabriel
Publicado em 29/09/2021 às 18:39
Anderson Stevens/Sport Club do Recife
FOTO: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Após alguns dias de problemas internos, que resultou na destituição de toda a direção de futebol e a saída do vice-presidente de futebol, Nelo Campos, a atual gestão do Sport analisa como resolver a situação dos jogadores que foram contratados e não tiveram a inscrição na Série A feita dentro do prazo determinado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de um novo nome para gerir o clube ao lado do presidente Leonardo Lopes.

> Salários, acordo e polêmica com Thiago Neves: Ex-dirigente abre o jogo sobre bastidores do Sport

De acordo com as apurações do repórter Antônio Gabriel, durante o programa Bola Rolando desta quarta-feira (29), a diretoria do Leão pode ter um custo de R$ 600 mil, ao todo, até o fim do ano, com os quatro atletas que estão impedidos de serem escalados. Confira abaixo qual deve ser o destino tomado para o caso de casa jogador:

  • Jeferson (lateral-direito): pode ser emprestado para um clube da Série B e o Náutico surge como possível destino.
  • Saulo (goleiro): também deve acabar se transferindo para uma equipe da Segundona.

No caso de Jefferson e Saulo, eles chegaram ao Sport por empréstimo de Ponte Preta e do Botafogo, respectivamente, e portanto podem ser repassados para outras equipes. Vale lembrar que o prazo para inscrever jogadores no Campeonato Brasileiro da Série B se encerram no dia 30 de setembro.

> Os passos errados do Sport que causaram a explosão no departamento de futebol

  • Vander (atacante) e Nicolás Aguirre (volante): como eles estavam atuando fora do Brasil, a documentação internacional pode ser um dificultador para emprestar os jogadores e o Sport deve tentar fazer um acordo e rescindir o contrato.

Novo vice-presidente de futebol

Com a renúncia de Nelo Campos, o presidente Leonardo Lopes está em busca um novo vice-presidente de futebol. Alguns nomes estão na lista e um deles, de acordo com a apuração do repórter Antônio Gabriel, é de Augusto Caldas, que fez parte da gestão de Milton Bivar. Confira parte da carta de Nelo Campos abaixo:

Vivenciamos, desde o primeiro dia da gestão, uma oposição externa e interna ferrenha e incessante, que procurou, a todo custo, minar o trabalho que pretendíamos desenvolver para restituir a grandeza ao Sport. O prejuízo ao trabalho que procuramos implantar se instalou na estrutura mais sensível do Sport: o futebol.

> Sabotagem? Presidência do Sport reage aos erros no registro de atletas

Além dos vazamentos constantes e seletivo de informações dos bastidores do clube, em sua imensa maioria deturpadas e divulgadas com viés negativo para fragilizar os atletas e a direção do clube, observamos ainda a prática de erros GROSSEIROS e inimagináveis em procedimentos triviais do dia-a-dia administrativo do futebol profissional, como a simples inscrição de atletas no Campeonato Brasileiro da Série A, conforme recente e amplamente divulgado.

É importante destacar que os atletas Vander, Aguirre e Saulo foram contratados, tiveram seus contratos assinados e devidamente publicados no Boletim Diário da CBF (BID), estando, portanto, aptos a inscrição em qualquer competição de futebol profissional disputada pelo Sport.

> Veja quantos pontos o Sport pode perder por escalação irregular de Pedro Henrique

O ato de inscrição dos atletas decorre de uma mera atualização de sistema, a ser providenciada pelo staff do futebol do Sport, em ato corriqueiro e banal, mas que nestes três casos foram inconcebivelmente negligenciados. Esta mesma equipe promoveu a regularização de centenas de jogadores ao longo dos últimos anos, inclusive de alguns dos atletas que foram contratados na atual gestão, sem demonstrar qualquer tipo de dúvida ou ignorância acerca do procedimento aplicável.

Diante destas revelações que, mais uma vez, foram divulgadas de forma ostensiva, curiosamente logo após o encerramento do prazo limite para as inscrições dos atletas, o que impediu a adoção de atitudes corretivas, foi descoberto um novo “equívoco” desta mesma natureza (regularidade e inscrição de atletas), que pode acarretar prejuízos ainda maiores ao Sport.

Conforme apuramos, a informação acerca da irregularidade de um dos atletas do elenco foi apontada pelo sistema de gestão da CBF e, desta vez, não só foi ignorada, como também foi deturpada pelos funcionários responsáveis pelo acompanhamento da regularidade de jogo dos atletas, que, mesmo após diretamente orientados a levantarem as informações da súmula de jogos e peremptoriamente interpelados acerca do fato, asseguraram textual e expressamente que tudo estava em conformidade, tendo reputado que tal informação seria “falha comum do sistema”.

Mais uma vez, as circunstâncias destes fatos não autorizam concluirmos em mera desídia ou descaso. O SPORT foi prejudicado por razões que, até então, sequer conseguimos imaginar. É importante destacar que, antes mesmo de serem revelados à público este fato, já contatamos os advogados do SPORT para que iniciem as providências para sua defesa, apresentando provas do alegado, visando minorar as consequências desportivas eventualmente impostas ao clube.

Em que pese sempre termos ouvido que o futebol era um ambiente hostil àqueles que tem caráter, jamais imaginamos que interesses ocultos poderiam se sobrepor ao amor pelo próprio Sport.

VEJA MAIS CONTEÚDO