Futebol

Clubes entram com ação conjunta no STJD contra o Sport por irregularidade de Pedro Henrique

Os rivais do Sport na Série A acreditam que Pedro Henrique jogou de forma irregular na competição

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 09/10/2021 às 12:51
Divulgação/Sport
FOTO: Divulgação/Sport

Nove clubes do Campeonato Brasileiro entraram na noite desta sexta-feira (8) com uma notícia de infração (denúncia) pedindo que a escalação do jogador Pedro Henrique, do Sport, seja analisada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

> Após ação de clubes no STJD, Sport nega irregularidade sobre caso Pedro Henrique; veja nota

Os clubes se baseiam no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva para que o Leão perca três pontos por cada partida que Pedro Henrique atuou. Os adversários do Sport alegam que o zagueiro recebeu dois cartão amarelo no banco de reservas e, somado aos cinco jogos que fez pelo Internacional, não poderia se transferir para uma equipe da mesma divisão do Campeonato Brasileiro.

Entenda

Pelo Sport, Pedro Henrique atuou em cinco partidas. A ação dessa sexta foi protocolada por Grêmio, América-MG, Santos, Chapecoense, Atletico GO, Cuiabá, Juventude, Bahia e Ceará, clubes que também brigam contra o rebaixamento, assim como o Sport.

Anunciado pelo Sport em 19 de agosto passado, Pedro Henrique veio do Inter, por onde jogou cinco jogos na série A. Ele também esteve no banco em outros nove jogos, mas como recebeu cartão amarelo em duas dessas nove vezes em que estava como reserva, é considerado, pelas regras do campeonato, um jogador efetivo.

O problema é que um jogador que entrou em campo sete vezes por um time não pode mudar de clube e jogar com outra camisa na mesma divisão e mesmo campeonato.

Na semana passada, antes de pedir licença da presidência do Sport, Leonardo Lopes disse que advogados no Rio de Janeiro foram acionados e que as possíveis perdas seriam de "proporções inimagináveis". Ele disse que há um conflito de normas entre o regulamento geral e o específico.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO