CARPINA

Novo salário mínimo preocupa prefeituras da Mata Norte

O maior salário pressiona fortemente as folhas de pagamento de cidades que tem baixas arrecadações

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 12/01/2015 às 8:50

O reajuste de 8,8% do salário mínimo, em relação aos R$ 724 pagos em 2014, impactará o setor público e deve atingir a folha de pagamento dos municípios. Na região da Mata Norte do Estado, o novo valor, em vigor, de R$ 788 reais, deixou os gestores receosos quanto às dificuldades nas finanças das prefeituras.

O acréscimo pressiona fortemente especialmente as folhas de pagamento das cidades que tem baixas arrecadações e dependem de transferências federais e estaduais para quitar suas despesas.

Diante do atual quadro, será ainda mais difícil fechar a contabilidade sem ultrapassar os limites constitucionais da lei de responsabilidade fiscal. Em algumas prefeituras, à exemplo de Carpina, não foram pagos o 13º salário e os salários de novembro, e dezembro, de alguns servidores.

A situação preocupa os funcionários, que temem não receber suas remunerações e já mencionam declarar greve. A tendência é a receita não acompanhar os valores do novo salário mínimo, o que deixará muitas prefeituras no vermelho.