AGRESTE

Primeira mulher eleita em Caruaru, Raquel Lyra tem desafios em gestão

Em Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) foi eleita com 93.803 votos válidos, que significam 53,15% do total

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 31/10/2016 às 8:46
Foto: Divulgação/Raquel Lyra

A partir do dia 1º de janeiro de 2017, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, terá uma mulher como prefeita pela primeira vez na história. Raquel Lyra (PSDB) foi eleita com 93.803 votos válidos, o que significa 53,15% do total, enquanto o adversário, Tony Gel (PMDB), ficou com 82.689 votos (46,85%). Durante a comemoração, a prefeita, que estava acompanhada dos filhos, marido e do pai, o ex-governador João Lyra Neto, disse que o sentimento é de gratidão.

Atualmente, Caruaru tem quase 350 mil habitantes e a segurança pública, saúde, educação, comércio, feira da sulanca e incentivo ao empreendedorismo são as principais pautas da gestão. No total, foram 609 urnas apuradas e abstenção de 10,99%. "Serei prefeita de toda a Caruaru. O nosso compromisso é unir a nossa cidade e enfrentar os desafios que são impostos para este tempo, em uma gestão democrática e participativa", disse a prefeita.

AVALIAÇÃO

O especialista em gestão pública Ivaldecir Filho fez uma avaliação e destacou que o fato de uma mulher ter sido eleita é um ponto importante para o desenvolvimento do município. "Ela é deputada estadual e sabe das dificuldades por que passam o País e o Estado e, portanto, Caruaru. Ela precisa trazer o equilíbrio fiscal e fazer com que aconteça tudo aquilo que prometeu", disse.

Ouça abaixo a matéria de Giovani Gomes: