AGRESTE

Orobó: prefeito e vice-prefeito são absolvidos pela Justiça Eleitoral

Por 5 votos a 1, os magistrados resolveram julgar improcedente o pedido de cassação da chapa Cleber Chaparral e Biu Abreu, prefeito e vice de Orobó.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/02/2017 às 11:41

O prefeito de Orobó, no Agreste setentrional, Cleber Chaparral e seu vice, Biu Abreu, ambos do PSD, foram absolvidos pelos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) na noite dessa quinta-feira (2), em processo que investigava a coligação majoritária por suposto abuso político e econômico nas eleições municipais passadas. Após a confirmação do resultado, diversos aliados e comissionados da prefeitura foram às ruas comemorar.

Na decisão, que teve como relatora a desembargadora Érika de Barros Lima Ferraz, os magistrados resolveram dar parcial provimento ao recurso e julgar improcedente o pedido de cassação, por cinco votos favoráveis e um contra. No entanto, foi mantida a multa imposta nos termos do voto da relatora.

Ouça os detalhes do caso na reportagem de Alfredo Neto, da Rádio Jornal Limoeiro:

Inclusive, uma girândola foi explodida durante a madrugada desta sexta-feira (3) no município, o que gerou reclamação nas redes sociais. Contudo, ainda não é sabido se a queima de fogos estaria relacionada com a comemoração do julgamento eleitoral.

Entenda o caso

A chapa de Cleber Chaparral e seu vice, Biu Abreu, que assumiu o cargo sub judice em 1º de janeiro deste ano mediante liminar judicial, foi cassada pela juíza eleitoral de Orobó, que acatou representação do Ministério Público Eleitoral. No processo, constava abuso de poder econômico e político praticado pelos gestores municipais no primeiro mandato e durante campanha eleitoral. A defesa deles recorreu da decisão ao TRE-PE, em segunda instância.

Entre as acusações no processo estavam doações de kits escolares e para gestantes, distribuição de linhas para artesãs e de peixes durante o período da quaresma, além de promoção pessoal em inaugurações e eventos oficiais da prefeitura. A representação foi feita pelo então candidato da oposição nas eleições municipais 2016, Dui do Bujão (PMDB).