AGRESTE

Papangus de Bezerros colorem e divertem foliões

A cidade onde acontece o encontro dos papangus fica a 107 quilômetros do Recife

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 11/02/2018 às 12:21

Imagem

Neste domingo (11), é dia de encontro de papangus de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. A 107 quilômetros do Recife, a cidade é destino certo para os foliões que querem conhecer esse personagem mascarado. A cidade espera receber cerca de 300 mil pessoas durante os festejos de carnaval.

Confira os detalhes nos flashs de Berg Santos:

História

Existem várias versões sobre a sua origem ainda no século 19. “Pelas pesquisas que fizemos descobrimos que desde a época da escravatura já existia a gura do papangu aqui em Bezerros. Os estudos dão conta de que era uma brincadeira quando as pessoas iam visitar os engenhos e não queriam ser reconhecidas. Por isso usavam máscaras e se vestiam mal”, explicou o artista plástico da cidade Roberval Lima.

O nome papangu tem origem com a comida. “O angu é uma comida feita à base de milho típica daqui, e na época era muito servido nas casas quando eles chegavam. Então, o nome veio justamente porque eles comiam, papavam muito angu, para ter energia para brincar”, disse Roberval Lima.

Com o tempo, o material usado nas máscaras e fantasias foi mudando, mas o que se conserva até hoje é a intenção de não ter a identidade revelada para aproveitar a folia.

Confira as imagens da festa

[GALERIA]