MATA SUL

Chuva na Mata Sul deixa mais de 130 famílias desalojadas de Barreiros

As chuvas entre o sábado e o domingo acumularam 103 mm de precipitação em Barreiros. Em Rio Formoso, choveu o equivalente a 20 dias de precipitação

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/02/2018 às 7:44

Imagem

Fortes chuvas voltaram a castigar moradores da Mata Sul de Pernambuco neste último final de semana. De acordo com a Defesa Civil da cidade de Barreiros, 137 famílias do município ficaram desalojadas após o aumento do nível dos rios Carimã e Una. A Defesa Civil não tem como chegar à Zona Rural da cidade e não sabe a gravidade da situação.

As chuvas entre o sábado (17) e o domingo (18) acumularam 103 mm de precipitação em Barreiros o que elevou o nível dos rios que cortam a cidade. Segundo as autoridades do município, o Rio Carimã subiu 3,70 metros e o Rio Una 3 subiu metros.

Pernambuco terá cheia em 2018 pior do que a de 2010, prevê Pai Carlos

Com a elevação das águas, quase 450 pessoas tiveram de sair de suas residências e se refugiar em casas de amigos e parentes. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Barreiros, Mário Joaquim, todos os desalojados são ribeirinhos e os bairros mais atingidos são Lote, Tibiri e Prainha de Cima.

Saiba mais na reportagem de Berg Santos, da Rádio Jornal Caruaru:

Alguns deslizamentos de terra também foram registrados na cidade, mas, felizmente, não há informações sobre feridos. A Defesa Civil permanece nos locais mais afetados e a água ainda alaga alguns pontos da cidade. Em outros pontos onde a água já baixou, os moradores têm trabalho para limpar a lama provocada pelo temporal.

Zona Rural

Imagem

A coordenação da Defesa Civil alertou que ainda não se sabe como está a situação na Zona Rural de Barreiros, uma vez que o acesso a esta região é feito através de estrada de barro que ficou interditada após o início da chuva. Não há confirmação sobre feridos ou desabrigados nestas áreas.

Outras cidades

A reportagem apurou que em Cortês, também na Mata Sul, 85 famílias ficaram desalojadas, o que motivou a antecipação da Operação Inverno da Prefeitura que estava prevista para ser iniciada em abril. A cidade de Rio Formoso registrou quatro deslizamentos, mas sem nenhum ferido. As secretarias de Defesa Civil das cidades de Palmares, Água Preta e Catende também confirmaram que houve reposição de lona em áreas de risco destes municípios.

Mais uma vez

Em maio do ano passado, Barreiros e outras cidades da Mata Sul já haviam sido atingidas por fortes temporais. Na época, Rio Formoso, Belém de Maria, Catende, Ribeirão e Palmares também foram afetadas pelas chuvas. O governo de Pernambuco decretou estado de calamidade em 14 municípios de todo o Estado.