Zona da Mata

Leite de jumenta é vendido a R$ 25 o litro em Carpina

Entre os benefícios do leite de jumenta está a melhora de males como pneumonia, gastrite, tuberculose e coqueluche

Mayra Milenna Gomes
Mayra Milenna Gomes
Publicado em 29/06/2018 às 8:32
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

A criação de jumentos com foco na produção e consumo de leite é uma alternativa promissora na cidade de Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco. O trabalho desenvolvido há mais de 20 anos por Jair Severino Silva, conhecido com Jair das Burras, tem atraído compradores de outras cidade da região e de outros estados. "A gente tira todo dia pela manhã 12 litros de leite", conta o produtor. O litro do leite custa R$ 25.

Ouça informações com Ramos Silva:

Entre as propriedades nutricionais, o leite de jumenta apresenta baixa quantidade de gordura e proteína, o que causa menos problemas de alergia. Porém, tem muito mais lactose que o de vaca. A procura é maior devido aos benefícios que são associados ao leite de jumenta. "Melhoras males como pneumonia, gastrite, tuberculose, coqueluche e ainda tem ômega 3", listou Severino.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura não possuem regulamentações ou normativas que proíbam ou aprovem o leite de jumenta. Jair das Burras enfatizou que tem grande cuidado com os animais e o manuseio do produto. A jumentaria está localizada próxima à cadeia pública da cidade de Carpina, no bairro da Senzala, e ainda com posto de revenda do leite no Bar da Fumaça, localizado na BR-408, na divisa entre os municípios de Carpina e Tracunhaém.