ADOÇÃO

A família extensa é o tema da coluna Atitude Adotiva

Colunista fala sobre as relações construídas no universo da família extensa

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/08/2018 às 0:38
Getty Images
FOTO: Getty Images

De acordo com estatuto da criança e do adolescente artigo 25, parágrafo único: “entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidades e afetividades”.

E é nesse conceito acima que se volta um olhar especial para aqueles que também esperam por suas crianças ou adolescentes além do pai ou mãe. Mas sim toda uma extensão familiar (tios, tias, avós avôs, primos, etc.) Do qual aquela criança será recebida. Do quão se faz necessário e de grande importância um trabalho de muita flexibilidade de desmistificação para um novo entendimento, confrontando muitas vezes conceitos, valores aprendidos de toda uma vida do entendimento da adoção para a inserção deste filho na nova família. E assim construir relações que estabelecem o nosso universo de parentes.

Na coluna Atitude Adotiva desta sexta-feira (24), a Coordenadora do grupo de apoio Adoção Acolher de Jaboatão do Guararapes, Taciana Estevam, falou sobre a família extensa.

Ouça a coluna na íntegra