movimento

Psicologia em Movimento: as Olimpiadas, lições de vida.

O colunista Sylvio Ferreira falou sobre o tema no programa Movimento Cultural

Emanuelle Patricia Barros de Lima
Emanuelle Patricia Barros de Lima
Publicado em 05/08/2021 às 14:31
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

A realização de uma Olimpíada, como a presente Olímpiada que está ocorrendo no Japão, sempre tem muitas lições a nos oferecer. Não apenas em relação ao exercício, a competência ou ao domínio dos esportes Olímpicos. Mas sobre a própria condição humana, suas extraordinárias habilidades e fragilidades, igualmente, do corpo e da mente.

Ora alguém ganha, ora alguém perde. Tal qual no jogo da vida. Do mesmo modo que não é de se esperar dos vencedores que tripudiem dos derrotados, não é de se esperar que os derrotados se sintam uns fracassados. Muitos atletas têm plena consciência do sentido do que é ganhar e do que é perder, não confundindo derrota com fracasso, nem vitória com arrogância.

O chamado Espírito Olímpico obedece o mesmo fundamento da ética da vida, que outro não é do que a mais completa compreensão da vida como um bem-comum, como uma prática coletiva. A vida é para ser vivida de mãos dadas. Sobre As Olimpíadas, lições de vida que o apresentador Marcelo Araújo conversou com o psicólogo Sylvio Ferreira na coluna Psicologia em Movimento.

ouça a coluna na íntegra: