Juízes e desembargadores fazem mobilização e denunciam déficit de profissionais

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/11/2013 às 11:32
Da Rádio Jornal Atualizado às 15h19 Foto: Karoline Fernandes/ JC News Foto: Karoline Fernandes/ JC News

Juízes e desembargadores representados pela Associação de Magistrados de Pernambuco (Amepe) fizeram mobilização da categoria na manhã desta segunda-feira (18), para mostrar a situação do poder judiciário em Pernambuco. O encontro aconteceu na sede da Amepe, na Rua do Imperador, no centro do Recife.

De acordo com a Amupe, há um déficit de 180 juízes em Pernambuco e profissionais acumulando de 3 a 4 comarcas (municípios), o que provoca queda na produtividade e na qualidade do serviço prestado.

Ouça as reivindicações da Amupe, na reportagem de Karoline Fernandes:

Com base nos números do Conselho Nacional de Justiça, os magistrados denunciam que o judiciário pernambucano passa por uma crise sem precedentes: são exatos dois milhões e 90 mil processos em andamento no acervo, para uma média de 420 mil processos julgados por ano.

Pernambuco também está entre os piores judiciários do país em termos de investimento, ficando atrás apenas do Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas, segundo aponta o presidente da associação, Emanuel Bonfim.

A repórter Karoline Fernandes traz todos esses detalhes:

Após a reunião, os magistrados seguiram para o Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde entregaram uma pauta de reivindicações ao presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes. Atualmente o judiciário pernambucano conta com 442 magistrados.