Orientação do Consulado Americano é que viagens sejam adiadas, por conta de atrasos na emissão dos vistos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 05/08/2014 às 15:58
passaporte
Foto: Reprodução/ Internet

O serviço de emissão de vistos para os Estados Unidos, em todo o mundo, passa por atrasos. De acordo com o escritório de assuntos consulares do Departamento do Estado Americano, o problema ocorreu durante uma atualização do software que emite os passaportes.

O Consulado Norte Americano no Recife divulgou que os atendimentos e agendamentos de entrevistas continuam normais na capital pernambucana, mas orienta que os brasileiros adiem a viagem se ainda não tiverem a permissão para entrar no país.

Normalmente, o passaporte com o visto é entregue em 10 dias úteis. Sendo o problema causando pela internet, o prazo pode ser ainda maior e o turista pode perder a passagem.

Apesar da falha no sistema, nesta terça-feira (5), cerca de 300 pessoas foram recebidas no Centro de Atendimento do Solicitante de Visto, no bairro do Pina, Zona Sul, onde é realizada a etapa de entrega de documentação. Uma delas foi a publicitária Jéssica Castelo Branco, que veio de Fortaleza para entregar os papéis. Ela viajaria para Nova York no próximo dia 18, mas vai ter que adiar os planos, já que não conseguiu reaver o passaporte. Os agendamentos das entrevistas são feitos pela internet e a partir do agendamento o usuário espera de um a  dois dias para ser entrevistado no consulado, que fica na rua da Soledade, no centro do Recife. Dúvidas sobre ao atendimento podem ser respondidas pelo e-mail [email protected].

A repórter Clarissa Siqueira traz os detalhes: