Segundo dia de greve dos bancários causa filas de aposentados e pensionistas

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 01/10/2014 às 14:45

85a728f1151f1c3f1d11dd9d67ce7232 Foto: Michele Souza / JC Imagem

No segundo dia da greve dos bancários, muitos aposentados e pensionistas do INSS que foram sacar os pagamentos encontraram as agências fechadas. A paralisação acontece por tempo indeterminado e surpreendeu quem foi receber, nesta quarta-feira (1º), os benefícios sociais. O pagamento segue até o dia 7 de outubro para quem ganha até um salário mínimo e a maioria da população depende do atendimento dos bancários.

Antônia Maria da Silva, 78 anos, chegou cedo ao banco localizado na Avenida Guararapes, Centro do Recife, para receber a aposentadoria, mas não conseguiu sacar o dinheiro no caixa eletrônico.

Jaqueline Melo, presidente do Sindicato dos Bancários, ressalta que em todas as agências tem um gerente para que as pessoas possam tirar dúvidas e ter atendimentos emergenciais, principalmente os aposentados.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 12,5% e piso de R$ 2.979. A Federação Nacional dos Bancos ofereceu aos trabalhadores reajuste de 7,35%, proposta rejeitada pela categoria. O protesto ocorre em todo o país e atinge também o interior de Pernambuco. A orientação para quem precisa do serviços bancários é procurar meios alternativos, a exemplo da internet banking e atendimento nas agências dos Correios, supermercados e casas lotéricas.