Tribunal Regional do Trabalho tenta intermediar negociação entre CBTU e a categoria

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 08/10/2014 às 7:16
Da Rádio Jornal Atualizada às 14h Foto: Diego Nigro/JC Imagem Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Mesmo com o aumento da frota de ônibus, usuários do transporte público reclamaram do serviço no segundo dia de greve dos metroviários na Região Metropolitana do Recife, esta quarta-feira (8). No Terminal Integrado de Jaboatão dos Guararapes, a fila do ônibus Jaboatão-Parador, único que vai até o Centro da capital pernambucana, dava várias voltas. Os veículos deixavam o terminal lotados, apesar de os ônibus saírem a cada dez minutos. O auxiliar-administrativo José Eduardo Pereira fala que foi preciso mexer no horário por causa da greve.

tiii Foto: Lélia Perlim / JC News

O aumento na frota de ônibus alterou também o trânsito no entorno do Terminal que ficou com as principais avenidas de acesso ao Centro do Recife completamente engarrafadas.

O repórter Rafael Carneiro foi até o Terminal Integrado de Joana Bezerra para conferir a situação de quem usa o metrô todos os dias para facilitar e encurtar as distâncias.

Nesta quarta-feira, os metroviários vão se reunir com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), às 15h. Até lá, o sindicato garante que nenhum dos 49 trens vai circular, assim como não serão abertas nenhuma das 39 estações. O Metrô do Recife conta com 1.800 funcionários. Na segurança, são pouco mais de cem, além de 50 terceirizados.

Às 18h da tarde, uma nova assembleia vai ser realizada para repassar o resultado da audiência e avaliar os rumos da paralisação. A categoria pede que a segurança dentro e fora das estações seja reforçada, além de solicitar melhores condições de trabalho. Saiba mais na reportagem de Ísis Lima:

A paralisação de 100%, que afeta cerca de 400 mil pessoas, desobedece liminar do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE). O órgão determinou o funcionamento do sistema no horário de pico sob multa diária de R$ 800 mil.