Estudo alerta para contaminação da água nos chuveirões de Boa Viagem

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 11/11/2014 às 16:17

A Prefeitura do Recife deve realizar uma ação conjunta entre órgãos da gestão municipal para resolver o problema da água contaminada em chuveirões da orla de Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana. Medidas serão tomadas após a análise dos dados de uma pesquisa realizada por estudante da Universidade Federal de Pernambuco que apontou a contaminação.

De acordo com o estudo, a análise revelou que a água coletada possui altas concentrações de substâncias como nitratos, fósforos e coliformes fecais e pode prejudicar à saúde dos frequentadores.

A pesquisa foi motivada pelo medo que os banhistas têm de tomar banho no mar de Boa Viagem por conta dos casos de ataques de tubarão registrados na área, recorrendo assim ao banho nos chuveirões. A professora e orientadora do estudo, Silvana Calado, afirma que a precariedade do serviço é uma das causas do problema.

O trabalho sobre a análise da água dos chuveirões foi apresentado este mês em um congresso de química, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. O estudo ainda revelou a suspeita de que essa água pode contaminar os poços artesianos dos prédios localizados na orla de Boa Viagem. Ainda de acordo com Silvana Calado, as pesquisas sobre esse assunto vão continuar.

 Natália Hermosa, traz outros detalhes: