EDUCAÇÃO

Saiba como garantir o melhor preço de livros e materias escolares antes da volta às aulas

Com a proximidade da volta às aulas, livrarias cobram mais caros e escolas fazem cobranças irregulares

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 29/01/2015 às 11:52
Foto: Priscila Buhr/JC Imagem


Em muitas escolas, o ano letivo começa já na próxima segunda-feira (2). É nessa "última hora" que os pais lotam as livrarias e papelarias em busca do material didático. Nossa reportagem foi até o Centro do Recife nesta quianta-feira (29) para sentir o clima, mesmo com o tempo chuvoso. Em algumas lojas, é difícil até estacionar.

Em uma loja da Avenida Rua Barbosa, os comerciantes tentam atender a dezenas de clientes de cada vez. Um deles é o funcionário Público Leandro França, que foi em busca dos livros e materiais escolares do filho dele, que vai cursar o segundo ano do ensino fundamental. Para Leandro, é importante fazer as pesquisas para garantir os melhores preços, mas o ideal é que a própria escola fizesse essa pesquisa de forma antecipada. "Preferiria comprar direto na escola, desde que eles fizessem um desconto", diz.

Durante o período de matrículas e materiais escolares, algumas instituições cobram valores acima do permitido ou acrescentam na lista artigos que não devem ser solicitados. O Procom alerta que os pais podem se recusar a comprar o material e os filhos não podem sofrer qualquer tipo de retaliação. Os pais podem denunciar as escolas que cometerem abusos através do telefone 3181-7000. Confira abaixo a lista com os materiais que podem ou não serem cobrados.

Não pode ser cobrado na lista:

- Papel ofício;

- Fita adesiva;

- Pincéis/lápis para quadro branco;

- Álcool líquido ou em gel;

- Algodão;

- Artigos de limpeza ou higiene (desde que não seja de uso individual do aluno);

- Cartucho de tinta para impressora;

- CD e DVD;

- Copo descartável;

- Taxa de reprografia;

- Agenda escolar específica da escola.

Pode ser cobrado na lista:

- Lápis grafite;

- Lápis de cor;

- Lápis hidrocor;

- Caneta;

- Caderno;

- Livro didático;

- Entre outros materiais de uso didático.