SISTEMA PRISIONAL

Mais um detento é morto no Complexo Prisional do Curado durante dia de visitas

No total, dois presos foram mortos e outros 14 ficaram feridos dentro de uma das três unidades do Complexo nesse fim de semana

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 02/02/2015 às 6:29
Polícia diz que usou balas de borracha para combater tumulto. Familiares mostras cápsulas de bala de verdade. Foto: Marcele Lima


Neste domingo (1º), mais uma seção de tumulto foi registrada depois de uma manhã tranquila para visitas familiares no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), uma das três unidades do Complexo Prisional do Curado, localizado no Sancho, Zona Oeste do Recife. No final da tarde, um princípio de rebelião entre os presos assustou os familiares que tinham acabado de sair do Complexo. O conflito deixou um detento morto e nove feridos.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, houve uma confusão entre os detentos dos pavilhões I e P. Porém, algumas pessoas que estavam do lado de fora, denunciaram que o tumulto teria sido causado por conta do término do horário das visitas antes 15h30, quando o horário comum é 16h. A tensão no Complexo durou cerca de quatro horas.

O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi chamado para conter o tumulto. Com a chegada do choque, mulheres revoltadas com a falta de informações fecharam a via em frente ao presídio e a polícia atirou bombas de efeito moral. Do lado de fora foram ouvidos muitos tiros disparados dentro do presídio. Uma das mulheres que veio visitar o filho denuncia a violência dos policiais e relata a situação dos presos dentro do complexo.

Por volta das 20h, o Batalhão de Choque deixou o presídio, declarando que o tumulto foi controlado. De acordo com informações oficiais, nove presos ficaram feridos durante os conflitos dentro da unidade. No dia anterior, outros cinco haviam ficado feridos.

Um detento foi levado ao Hospital Otávio de Freitas em estado grave, passou por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no início da madrugada desta segunda-feira (2). A identidade dele não foi informada.

Enquanto isso, o corpo de David Bezerra dos Santos, de 20 anos, continua no Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro. Ele foi morto na manhã do sábado (1º), durante tumulto também na mesma unidade.

Na próxima quarta-feira (4), representantes dos agentes penitenciários se reúnem com gestores do Governo do Estado. Em pauta, as reivindicações apresentadas durante a operação padrão que acabou atrasando a entrada das visitas no final de semana.