TRABALHADOR

Mudanças no seguro-desemprego, auxílio-doença e pensão por morte começam a valer neste domingo

Diante das mudanças na concessão dos direitos trabalhistas, as centrais sindicais resolveram se mobilizar. Protesto está marcado para segunda

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/02/2015 às 20:02
Foto: Reprodução / Internet


Centrais Sindicais se manifestaram contra as mudanças no seguro-desemprego, auxílio-doença e pensão por morte em vigor a partir deste domingo (1º). As alterações são fundamentadas nas MPs 664 e 655. A presidente Dilma Rousseff pretende reduzir gastos e economizar R$ 18 bilhões ao ano. O pacote é polêmico e, para alguns especialistas, não vai acabar com as distorções e sim atingir os jovens trabalhadores.

Quanto ao auxilio doença, as empresas serão responsáveis pelo pagamento dos 30 dias de afastamento. Fica proibida a pensão vitalícia por morte para cônjuges com menos de 44 anos de idade.

E quem for demitido a partir deste domingo os critérios para solicitar o seguro-desemprego são os seguintes: para dar entrada no primeiro benefício tem que ter, no mínimo, 18 meses consecutivos de trabalho. No segundo pedido, o desempregado precisa ter, pelo menos, 1 ano de registro na carteira – depois a carência é de apenas seis meses. O advogado trabalhista e previdenciário Rômulo Saraiva analisa as mudanças que passam a valer neste domingo:

Diante das mudanças na concessão dos direitos trabalhistas, as centrais sindicais resolveram se mobilizar. Seis instituições vão promover uma caminhada da Praça do Derby rumo a antiga DRT, no Espinheiro, na manhã desta segunda-feira (2).

Além do Recife, outros protestos serão realizados em 12 capitais no chamado dia de mobilização e luta. Carlos Veras, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) afirma que a sociedade discorda do governo: