Há mais de um ano, usuários do plano de saúde Viva têm sofrido quando precisam de atendimento médico. Com a falta do devido repasse do plano, profissionais e hospitais estão deixando de atender os pacientes do Viva. Pagando por um serviço que não possuem, pacientes ficam angustiados quando precisam de serviço médico, e sem a quem recorrer.
Em entrevista ao comunicador Ednaldo Santos, Renê Patriota, coordenadora-executiva da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), afirma que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem deixado os usuários desamparados porque deveria ter feito a portabilidade dos clientes da Viva, possibilitando que sejam atendidos por outra empresa, e ainda não fez nada.
De acordo com a coordenadora, a ANS devia arcar com as dívidas de hospitais e médicos com a taxa cobrada de todos os usuários, que é repassada à agência. Questionada sobre a situação dos clientes da Viva, a ANS teria informado que eles devem procurar atendimento no Sus. Ouça entrevista na íntegra: