SJCC

TV Jornal completa cinco décadas e meia de existência antenada com o que há de mais moderno na televisão

Com uma cobertura que abrange do litoral ao sertão, os pernambucanos ficam a par de tudo que acontece no País e no mundo

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 18/06/2015 às 14:47
Foto: André Nery / JC Imagem


Há 55 anos era inaugurada a TV Jornal, veículo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), emissora pioneira no Estado que tinha e tem o compromisso de pernambucana com orgulho. Com uma cobertura que abrange do litoral ao sertão, os pernambucanos ficam a par de tudo que acontece no País e no mundo por profissionais da região.

Os primeiros 30 anos da televisão tiveram como marca o pioneirismo da emissora, que foi a primeira do Nordeste, e do País, a ter um prédio moderno, construído exclusivamente para a televisão. Nos primeiros anos surgiram os seus famosos programas de auditório, com plateia, que eram transmitidos ao vivo. Entre esses estavam, por exemplo, Você Faz o Show e Noites de Black Tie, que ganharam destaque na programação da TV Jornal, assim como a primeira novela genuinamente pernambucana, Moça do Sobrado Grande.

A programação, antes era vista em preto e branco, ganhou cor na década de 1970 e desde 2009 passou a ser transmitida em alta definição (HD). A emissora, que foi a primeira do Estado a transmitir o sinal digital, apresenta ao telespectador uma programação diversificada. São atrações de humor, gastronomia, entretenimento e principalmente jornalismo, que ganhou mais força com a estreia do programa TV Jornal Meio Dia, em 1992, apresentado por Graça Araújo.

Hoje a TV Jornal é a única emissora pernambucana a transmitir a programação via streaming – uma forma de distribuição de dados via internet – através do site (www.tvjornal.com.br), além de utilizar parte dos conteúdos enviados via comuniQ, aplicativo do SJCC onde o telespectador pode enviar sugestões de notícias.

Com o avanço da tecnologia os veículos do SJCC passaram a oferecer ao telespectador diversas possibilidades, seja na interatividade e diversificação de conteúdos e plataformas. Diante dos novos desafios o Canal 2 se adapta sempre às novidades do mercado como redes sociais e plataformas diferenciadas. “Entender essa nova dinâmica e entregar ao nosso telespectador um conteúdo em múltiplas telas e integrado com as novas tecnologias é o nosso desafio. A TV Jornal já é transmitida online e vamos investir ainda mais para que o telespectador possa participar ativamente de nossa programação”, diz Vladimir Melo, diretor-executivo da TV e Rádio Jornal.

A força da TV Jornal também está presente no interior do Estado com a TV Jornal Caruaru que oferece uma programação voltada aquele público, sem esquecer as notícias do País e do mundo. A emissora transmite sua programação em sinal digital e cobre 104 municípios da região, além de oferecer o mesmo suporte tecnológico que a capital, como por exemplo, programação ao vivo, via celular.

"A TV Jornal é muito mais ampla do que seu pioneirismo tecnológico. É parceira do pernambucano de uma forma completa: quando faz do seu jornalismo um instrumento potente para melhoria de vida das pessoas, quando faz do seu entretenimento uma forma cotidiana de preservação da cultura. Fazemos questão de manter a autenticidade, produzindo conteúdo que faz Pernambuco, de ponta a ponta, se reconhecer na tela da emissora. Para a TV Jornal a tarefa é uma só, traduzir Pernambuco para o mundo e traduzir o mundo para Pernambuco", diz Beatriz Ivo, Diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal.