DEBATE

Os cuidados com a saúde do coração no Debate desta quinta-feira

Especialistas comentam as evoluções nos tratamentos aplicados à saúde do coração

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 17/09/2015 às 16:47
Foto: Rafael Souza | Rádio Jornal


No debate da Super Manhã desta quinta-feira (17), o comunicador da maioria, Geraldo Freire, recebeu no estúdio da Rádio Jornal, os cardiologistas Alberto Nicodemus, Carlos Japher e Edgard Pessoa de Melo. Em pauta, os cuidados com a saúde do coração, as novidades nos tratamentos, cirurgias, remédios e novos procedimentos.

Alberto Nicodemus contou que já fez em torno de 10 mil cirurgias para colocação de marca passo. Ele falou sobre a evolução do procedimento e que, atualmente, a cirurgia pode levar de 30 a 40 minutos. Para as pessoas que tem receios de uso de equipamentos como celulares por conta de uso do marca passo, o médico explica que os pacientes não precisam deixar de usar. “O telefone celular pode utilizado do outro lado do marca passo, não tem a menor interferência”, orientou.

Marca passo
Foto: Reprodução


Edgard Pessoa respondeu o questionamento de Geraldo Freire sobre os o comportamento e saúde de pacientes em situação de risco, exemplificou com o caso do terremoto ocorrido nessa quarta-feira (16) no Chile, e se esses casos não aumentam o stress das pessoas. De acordo com o médico, quem vive em zona de risco costuma se adaptar às situações, mas, quem vai de fora, sofre com a possibilidade de ocorrer fenômenos como este, e pode prejudicar a saúde.

Confira o debate na íntegra: