OUTUBRO ROSA PET

Veterinários da UFRPE promovem ato de prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas

Assim como nas mulheres, a apalpação das mamas é o primeiro passo para diagnosticar caroços e nódulos, sejam eles benignos ou malignos.

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 14/10/2015 às 12:13
Fiona está com um pequeno nódulo. Por isso a dona dela fez questão de procurar a campanha. Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


Professores e médicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco lançaram nesta quarta-feira a campanha Outubro Rosa Pet para a prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas. Assim como nas mulheres, a apalpação das mamas é o primeiro passo para diagnosticar caroços e nódulos, sejam eles benignos ou malignos.

Os serviços serão realizados durante todo o dia no Hospital Veterinário da UFRPE e o atendimento é gratuito. Quem não conseguir ir até o local, pode marcar uma consulta para outra data pelo telefone 3320-6448.

A enfermeira Nádia Barbosa é a dona da Fiona, que é uma miniatura pinscher. Ela trouxe a cadelinha por que ela está com um carocinho na mama e é preciso saber o que causou o nódulo e se ele é perigoso.

Maria Rosa vestiu a cadelinha Dinda de Rosa para a visita ao veterinário. Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal


A Dinda, uma vira-lata muito simpática, veio acompanhada pela dona dela, a aposentada Maria Rosa Gomes. Ela ficou preocupada com os diversos nódulos da cadela, viu a notícia da campanha na internet e resolveu comparecer.

Nesta quarta, as cadelas passaram pela apalpação e por exames de diagnóstico. Os resultados serão entregues aos donos dos bichinhos assim que ficarem prontos. O Hospital Veterinário da UFRPE fica na Rua Manuel de Medeiros, sem número, em Dois Irmãos.