PROVA BRASIL

Aulão prepara 1.300 alunos da rede de ensino do Recife para provão do ensino fundamental

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar vai medir o nível de aprendizado destes estudantes em matemática e português

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 03/11/2015 às 15:16
Foto: Rafael Carneiro/ Rádio Jornal


A proximidade da Prova Brasil, realizada na primeira quinzena de novembro, reuniu alunos do 5º e 9º anos da rede pública de ensino do Recife. A preparação ocorreu em um aulão no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, no bairro da Madalena, nesta terça-feira (3).

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, ou “Enemzinho”, como também é chamada, vai medir o nível de aprendizado destes jovens em matemática e português.

Nele os alunos trocaram as carteiras e a tradicional sala de aula por atividades musicais, games, encenações em um auditório no formato talk-show.

Andréa Castro, da Gerência Geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, aposta na atividade lúdica como forma de ampliar a percepção do alunado.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Na proposta pedagógica do encontro, apenas 62 escolas foram convidadas. Nelas os alunos obtiveram no exame passado nota abaixo de 6, a média nacional do exame do Ministério da Educação (MEC).

E o encontro foi utilizado também para mostrar a importância do aluno no processo de aprendizado, como fala Maria Cristina Rodrigues, coordenadora regional do Projeto Aprende Brasil, parceiro do município. “Hoje a Prova Brasil é uma etapa que leva ao caminho do ENEM, por exemplo”, disse.

A estudante Katarina Kely, de apenas 10 anos, já entendeu a importância de ter sucesso nos estudos. “Muito bom. Por que tá todo mundo reunido, então quanto mais gente, muito mais divertido”, confirmou a aluna, garantindo que saiu do aulão muito mais confiante.