DIREITOS

Começam as celebrações do Mês da Consciência Negra

Até o dia 30, ações discutem as questões de gênero e religiosidade da população negra de Pernambuco

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 04/11/2015 às 21:44
Estátua de Zumbi dos Palmares na cidade de União dos Palmares, Alagoas. Foto: Reprodução/Internet


Para lembrar a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, assassinado no dia 20 de novembro de 1695, tiveram início em todo o Brasil as celebrações da Consciência Negra. Com o tema "Ser negro é tornar-se negro", as ações para marcar a data em Pernambuco foram divulgadas nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Até o dia 30, palestras, caminhadas, seminários e apresentações culturais em várias cidades do Estado serão realizados com o objetivo de discutir as questões de gênero e religiosidade da população negra. Toda a programação do Mês da Consciência Negra está disponível no site: www.sedsdh.pe.gov.br.

Ouça a reportagem de Clarissa Siqueira:


O secretário Isaltino Nascimento destacou a importância das ações e chamou a atenção para os constantes assassinatos de jovens negros. "Nós sabemos que hoje uma boa parte da nossa juventude está sendo assassinada em Pernambuco. São jovens de até 29 anos de idade, a maioria esmagadora são negros. Quem está hoje na Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo, responsável pela ressocialização de jovens detentos), 70% são negros", lembrou.