CATOLICISMO

Bispo da diocese de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, renuncia ao cargo

Papa Francisco tem até nove meses para anunciar um novo bispo

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 25/11/2015 às 14:56
Renúncia teria sido motivada por questões de saúde


A diocese de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do estado, divulgou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (25), a renúncia do bispo diocesano Dom Frei Severino Batista de França, de 70 anos.

Notícias da Sala de Imprensa da Santa Sé detalham motivos de saúde para que o Vaticano aceitasse o pedido do religioso. Dom Severino concedeu entrevista coletiva e confirmou o encerramento do seu episcopado. “Dentro de um mês e 14 dias já chegou a confirmação. Bastava somente uma data. Dependeria muito também da minha agenda. Quando eu disse que a data de hoje seria viável então o papa aceitou e hoje meio dia em Roma já foi proclamado lá pelo jornal da igreja”, disse.

Confira as informações no flash de Alfredo Neto:

Com a saída, Dom Severino ficará como bispo emérito da Diocese de Nazaré da Mata. Ele faz parte da Ordem dos Frades Menores Capucinos, onde vai residir a partir de agora.

Padres que integram o colégio dos Consultores do Conselho Prebisterial estiveram reunidos na sede da diocese e definiram o padre Antônio Inácio, vigário geral da diocese, como administrador diocesano. Ele ficará até que o papa Francisco anuncie oficialmente o novo bispo, o que pode levar até nove meses.