CAMPANHA

Campanha do Dia Mundial de Combate a AIDS faz ação no Recife

A AIDS continua em crescimento no estado, com mais de 21 mil casos desde 1993

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 01/12/2015 às 19:58
Foto: Ilustrativa

Hoje é o dia mundial de combate a AIDS, e para marcar a data, o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, do Sindicato dos Trabalhadores de Pernambuco, o SINTEPE, desenvolveu ações de sensibilização na Praça da Independência no Centro do Recife. Por lá, foram distribuídos panfletos, preservativos, e repassadas também informações de unidades de saúde onde a população pode fazer testes rápidos para detectar se tem ou não o vírus HIV.

Cremilda Souza, coordenadora do projeto, alerta que o estado de Pernambuco vive uma epidemia. “Pernambuco de fato está vivendo. Estava controlado, e hoje a gente vê o índice aumentando principalmente na cidade do Recife. Entre jovens e idosos, que estão fazendo sexo sem pensar e se preocupar corretamente, usando o preservativo”, afirmou a coordenadora.

A aids é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus HIV. Ela ataca o sistema imunológico diminuindo a capacidade do corpo humano de reagir a várias outras doenças. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco, a aids continua em crescimento no Estado. São mais de 21 mil casos desde 1993, sendo pouco mais de 14 mil homens e 7.741 mulheres portadores do vírus HIV.

Já no Recife, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, de julho de 2014 até agora, foram notificados 593 casos de pessoas infectadas pelo HIV, sendo 419 homens e 174 mulheres. Destes, 42% têm menos de 30 anos e 5% são adolescentes (10 a 19 anos).

Para a prevenção, o uso do preservativo é essencial. Só ele pode inibir doenças sexualmente transmissíveis (DST's) como a AIDS, sífilis e outras.