COMBATE

Ministério Público lança campanha e busca assinaturas para projeto de lei que criminaliza a prática de atos de corrupção

Hoje é o Dia Internacional de Combate à Corrupção

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 09/12/2015 às 14:57


Hoje é o Dia Internacional de Combate à Corrupção e para marcar a data várias ações estão sendo desenvolvidas no estado. Na tarde desta quarta-feira, o Ministério Público de Pernambuco lança na sede do órgão, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife, a campanha “Corrupção. Tem jeito!”.

O procurador geral de justiça do ministério público estadual, Carlos Guerra de Holanda, detalha como vai funcionar a ação. “Essa campanha vai ter um alcance de todo estado de Pernambuco através das 14 regionais. Os promotores vão assumir o papel de divulgar, levar para as escolas, para os sindicatos, enfim, para todas as classes para que a sociedade passe a ter conhecimento, passe a ter a cultura de combate a corrupção”.

Desde o início da manhã, órgãos que fazem parte do Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção estão em pontos de grande circulação de pessoas no Recife e em Caruaru. O objetivo é coletar assinaturas para a campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”, criada pelo ministério público federal. O órgão precisa da adesão de um 1,5 milhão de pessoas para enviar a proposta de criminalização da corrupção como projeto de lei de iniciativa popular ao congresso nacional.

Confira os detalhes na reportagem de Lélia Perlim:

A proposta prevê entre outras medidas tornar crime o enriquecimento ilícito de agentes públicos e a prisão preventiva dos envolvidos, assegurando a devolução do dinheiro desviado. Até o momento, foram coletadas mais de 842 mil assinaturas em todo o Brasil. Em pernambuco, a meta é colher 80 mil, mas apenas 12 mil pessoas assinaram o documento.

O procurador geral de justiça do Ministério Público Estadual, Carlos Guerra de Holanda, afirma que a população não tem o que comemorar hoje. “Nós não temos muito o que comemorar. No nosso estado, nós estamos ajuizando hoje, quatro ações contra 14 empresas sonegadoras do fisco, que acarreta R$ 997 milhões de sonegação fiscal”, relatou.

As pessoas que desejam participar da campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção” podem assinar o documento em pontos volantes distribuídos nesta quarta na Estação Central do Metrô Recife, na área central da cidade, até as 17h; no Shopping Center Recife, na Zona Sul, até às 18h; e no Shopping Difusora de Caruaru, até às 19h.