REUNIÃO

Bancada de Oposição discute segurança pública na Alepe

O Pacto Pela Vida é uma das pautas, já que os últimos dois anos foram de aumento na violência

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 06/01/2016 às 11:15

A Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) se reúne na manhã desta quarta-feira (6) com representantes da Associação dos Advogados de Pernambuco (Adepe) e com a Associação dos Cabos e Soldados, com o objetivo de apresentar os números da violência em Pernambuco no ano de 2015.

Um dos pontos abordados é o crescimento do número de homicídios no estado. O deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) falou sobre o programa Pacto Pela Vida, e do objetivo da Oposição em se reunir com o Governo para sugerir ações de combate à violência. “No primeiro momento, foi um programa exitoso que apresentou resultados positivos no estado até 2013. Infelizmente, nos últimos anos, já vamos completar 30 meses de aumento da criminalidade em Pernambuco. Fechamos 2015 com um aumento de 13% na violência, com quase 500 assassinatos a mais, e este ano, o programa completa dez anos. Defendemos um grande debate com a sociedade para que o Pacto volte a ser efetivo e seja apresentada uma agenda da segurança pública no estado”, afirmou.

De acordo com informações da base de dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o estado fechou 2015 com 455 homicídios a mais que em 2014, representando um crescimento de 13,2%, sendo registrados em 2014, 3.433. Este é o segundo ano consecutivo de crescimento dos números, já que em 2014 ocorreu uma alta de 10,7% no registro de mortes violentas.